CÂMARA. Conheça a trajetória de Lena, a mais tradicional entre os funcionários da Mesa Diretora
Maria Lenir Alves de Mello, CC, atua na Assessoria da Presidência desde 2012
Por Maiquel Rosauro
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2021/01/maiquel-lena.jpg)
Poucas pessoas conhecem tão bem as idas e vindas da política santa-mariense quanto Maria Lenir Alves de Mello, a Lena, assessora da Presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Ela ocupa o cargo de confiança (CC) desde 2012 e seguirá firme na função em 2021.
Lena assumiu o posto em 2012, quando o vereador Manoel Badke – Maneco (DEM) tornou-se presidente da Casa. Antes disso, ela já havia atuado no gabinete do democrata e com os vereadores Magali Marques da Rocha (MDB), Luis Carlos Dalla Pícola (PT) e Paulo Pimenta (PT).
Foi em 2013, quando Marcelo Bisogno (PDT) assumiu a presidência que a tradição iniciou. O pedetista viu em Lena uma profissional diferenciada e que merecia seguir atuando no setor.
“Leninha sempre foi uma pessoa competente, leal, extremamente comprometida com a Câmara de Vereadores. Ela exerce uma função em alto nível na Presidência do Poder Legislativo e realiza um grande trabalho em defesa dos munícipes. Merece continuar neste trabalho”, afirma Bisogno.
João Ricardo Vargas (PP) será o 11º presidente ao qual Lena prestará assessoria. Ela também desempenhou a função nas gestões de Werner Rempel (PPL) e Deili Silva (PTB), ambos em 2014; Sergio Cechin (PP), em 2015; Luiz Carlos Fort (PT), em 2016; Admar Pozzobom (PSDB), em 2017; Alexandre Vargas (Republicanos), em 2018; Cida Brizola (PP), em 2019; e Adelar Vargas – Bolinha (MDB), em 2020.
Qual era o presidente mais chato?, disparou este repórter. Lena sorriu e explicou uma diferença importante entre o gabinete parlamentar e o gabinete da Presidência.
“Aqui o ritmo é diferente. Quando um novo presidente assume o cargo, eu explico que ele não deve misturar assuntos do partido e do mandato com a questão administrativa da Casa”, comenta Lena.
Outra dica que todos os presidentes recebem é sobre ser o mais acessível possível e receber a todos, independente de religião ou orientação política.
“Outro conselho que dou logo no início é conhecer todos os funcionários da Casa e visitar cada setor. É preciso ter conhecimento das dificuldades que eles enfrentam. No fim das contas, tanto os presidentes como eu que sou CC, um dia, vamos deixar os cargos, mas o funcionário permanece”, relata.
A experiência acumulada ao longo dos anos só não é maior do que o orgulho que Lena sente em desempenhar a função dia após dia. Mesmo nos momentos mais difíceis, ela nunca deixou de exercer o trabalho.
Lena é casada há 11 anos com Rodrigo Iserhard, ex-assessor do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM). Em julho de 2012, ele sofreu um grave acidente de moto e passou diversos meses na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Após quatro anos e meio no hospital, Iserhard enfim foi para casa, mas segue em coma.
“Quando meu marido sofreu o acidente de moto, eu consegui seguir trabalhando e nunca faltei com as minhas obrigações”.
Mesa Diretora
O cargo de Lena faz parte da Mesa Diretora, onde também atuam outros 16 CCs, indicados pelos vereadores que venceram a eleição do 1º de janeiro (AQUI). Confira abaixo nomeados até o final da manhã desta terça-feira (5).
Chefe de Gabinete da Presidência: Rodrigo Teixeira
Indicação: João Ricardo Vargas (PP)
Diretora de Comunicação: Karohelen Dias
Indicação: Danclar Rossato (PSB)
Diretor de Patrimônio: Rochester Lopes
Indicação: Adelar Vargas – Bolinha (MDB)
Assessor de Diretoria Legislativa: Pablo Silveira Machado dos Santos
Indicação: Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB)
Assessor da Diretoria Administrativa: João Honório Saraiva
Indicação: Paulo Ricardo Pedroso (PSB)
Assessor Superior da Secretaria Geral: Adriana Ceratti
Indicação: Anita Costa Beber (PP)
Assessor da Presidência: Maria Lenir Alves de Mello
Indicação: Mesa Diretora
Chefe da Divisão de Almoxarifado: Simone Ferrari
Indicação: Luci Duartes – Tia da Moto (PDT)
Chefe da Divisão de Informática: Luís Henrique Costa
Indicação: Paulo Ricardo Pedroso (PSB)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.