Artigos

O desenvolvimento que retorna com o crescimento da economia local e regional – por Roberto Fantinel

A inserção regional no mapa turístico é um, e não o único, indício de melhoria

Nos últimos meses a rotina no mundo parece retornar a sua naturalidade com a chegada da vacina e com a redução de casos de covid-19. Com isso, retorna também a economia.

Agora iniciamos um novo ciclo de recuperação do tempo e dinheiro que fomos obrigados a nos submeter em tempos tão difíceis como os que vivemos.

Arregaçar as mangas e trabalhar é o que nos garante uma nova sobrevivência. As atividades comerciais retornaram, lojas, mercados e restaurantes tem seus públicos de volta em “casa” e assim aumentam as oportunidades de emprego, beneficiando o desenvolvimento da renda que mantém nosso país crescendo.

A boa notícia é que no acumulado do primeiro quadrimestre, em Santa Maria, aconteceu uma alta nos setores que pagam Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o crescimento é de 11,9% sobre o mesmo período de 2021.

De março para abril deste ano no município, oito setores tiveram alta em suas vendas e por consequente na arrecadação. De março para abril deste ano, os setores que tiveram maior crescimento na arrecadação em Santa Maria foram os de transportes (27%), veículos (22%), eletrônicos (22%) e bebidas (18%).

As quedas foram destinadas ao setor de calçados e vestuário (-34%) e comunicações (-32%), mas que agora passam por uma boa recuperação com vendas em feriados importantes como Páscoa e Dia das Mães.

Em nossa Região Central diversos movimentos caminham para o resgate do desenvolvimento. Como a inserção da nossa região no Mapa do Turismo Brasileiro, através do Fórum Regional de Turismo da Região Central, o grupo é composto por 18 Municípios, que estão na Instância de Governança Regional (IGR) de Turismo. Lançamento do Mapa do Turismo pelo governo federal, em 2013, a Região Central tem todos os Municípios homologados, ao qual Santa Maria faz parte do grupo.

Importante lembrar que o Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

São ações como estas de retomada do desenvolvimento que nos permitirão com os “pés no chão”, buscar alternativas para o crescimento da nossa economia.

Como deputado estadual compreendo que devemos buscar dinâmicas e alternativas que possam olhar para a necessidade da nossa gente e buscar atuações competentes que impulsionem a retomada da nossa renda. Temos que acreditar!

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo