São todos fidalgos, claro. Ninguém jamais vai confessar, diante de um microfone ou câmera. Ou, se fizer isso, será devidamente desautorizado. Mas o fato é que PSDB e DEM estão brigando feio lá por Brasília, que é onde tudo se decide. Bueno, no caso tucano, São Paulo e Minas estão inevitavelmente na rota.
O que está em disputa, basicamente? O jeito de fazer oposição. Há os que querem de um jeito, outros não. E tudo tem nome e sobrenome, idéia e coisa e tal. Acabou a sutileza, enfim. E, creia, esse debate é importante para o País. Se saberá, conforme o ganhador, como se dará a discussão política entre os contendores máximos da Nação.
Ah, quem desnuda, sem qualquer subterfúgio, o que está acontecendo, já na superfície, entre tucanos e demistas, é O Estado de São Paulo. A reportagem é de Christiane Samarco e Eugênia Lopes. Confira:
“Racha tucano contamina aliados e ameaça oposição
Derrotada nas eleições presidenciais e a dez dias da abertura do Congresso, a oposição consome sua energia brigando entre si. O velho racha do PSDB, que opõe o grupo mineiro de Aécio Neves ao paulista de José Serra, expandiu seus limites: o DEM vive uma guerra fratricida entre a ala aecista, de seu presidente Rodrigo Maia (RJ), e a serrista de Gilberto Kassab (SP).
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), diz que, nos primeiros dias de fevereiro, seu partido quer se reunir com o DEM e com o PPS para discutir os rumos da oposição no Parlamento. “Sozinhos, não temos condições de tocar a oposição”, admite.
As lideranças do PSDB no Congresso já estão definidas: os novos comandantes das bancadas tucanas serão o senador Álvaro Dias (PR) e o deputado Duarte Nogueira (SP). Não houve disputa interna, mas nem por isto o quadro é de satisfação geral com a escolha. O futuro líder na Câmara é ligado ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mas a ala serrista do partido o considera “light” demais.
O maior expoente do PSDB no Senado será Aécio Neves. A expectativa quanto à atuação do ex-governador de Minas, no entanto, é a de que, fiel ao estilo conciliador, ele também não fará uma oposição radical ao governo…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Jeito de fazer oposição, será que existe esse jeito. Para mim oposição é oposição, aqui e em qualquer parte do Mundo. A nosso oposição é de brincadeirinha, mas oque esperar do NETO DO TANCREDO, tem o DNA do véio, está tal qual a música o Guri do Cesar Passarinho. “Pra que todo mundo diga, saiu igualzito ao “avô”! Uma pergunta que não pode calar, Lulla fez tudo que as Oposições sempre sonharam, Dilma seguirá no mesmo rumo, voces acham que DEM e PSDB vão fazer alguma oposição para o governo do PT, claro que não. Quando digo que lulla é sacana a cumpanherada se uriça toda. No último dia do governo dele, privatizou os Hospitais Universitários criando uma Empresa Pública de direito privado (uma SA). Tadinho de (“nóis” como diria o Molusco) que usamos o serviço do HUSM, irão sugar o nosso sangue em busca do lucro fácil. Esse é o verdadeiro Luiz Inácio, um fanfarrão embusteiro.