Por Maiquel Rosauro
O primeiro dia útil do ano não foi poupado pela desinformação. O ex-presidente do PSL de Santa Maria e um dos principais incentivadores da criação do Aliança pelo Brasil na cidade, Patric Arend Lüderitz, publicou uma arte com números manipulados de uma pesquisa do Datafolha.
A postagem, realizada nesta segunda-feira (4), informa que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 77% de aprovação dos brasileiros. É informado ainda que 82% confiam no presidente e que há 79% aprovação no Norte/Centro-Oeste, 70% de aprovação no Nordeste e 68% de esperança em um 2021 melhor.
O Site confrontou os dados com a última pesquisa divulgada pelo Datafolha, em 13 de dezembro (AQUI). O estudo nacional, realizado por telefone entre os dias 8 e 10 de dezembro, ouviu 2.016 pessoas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Como é comum em peças de desinformação, são misturadas informações corretas com falsas. O único dado verídico apresentado é em relação a esperança de um 2021 melhor, indicado por 68% dos ouvidos.
A pesquisa indica que 37% dos brasileiros consideram o presidente ótimo ou bom; 32% o consideram ruim ou péssimo e 29% o consideram regular. Ou seja, não existe aprovação de 77%.
Também está errada a informação de que 82% confiam no presidente. Em nível nacional, segundo o Datafolha, 37% não confiam, 39% o fazem às vezes e 21% acham que tudo o que Bolsonaro faz é confiável.
Os índices aprovação nas duas regiões mencionadas na arte também estão errados. A aprovação no Norte e no Centro-Oeste é de 47%, enquanto no Nordeste a aprovação é de 31%.
Confira a pesquisa Datafolha na íntegra (AQUI).
Divulgar fake news não é crime?