Arquivo

Barnabés. Quem tem salário acima de R$ 2,5 mil recebe o excedente em 10 de abril. Mas…

No final da tarde de ontem anunciou-se que a Associação dos Delegados de Polícia do RS obteve, no Tribunal de Justiça, liminar que obriga o Governo do Estado a pagar integralmente o salário dos delegados até 30 de março, sexta-feira. Esse é o prazo previsto em lei, no caso dos funcionários públicos gaúcho.

 

De pronto, a governadora Yeda Crusius informou não ter os recursos para cumprir a decisão judicial. E a Procuradoria Geral do Estado já providencia recurso para tornar nula a posição anterior. E está feita a confusão, no meio do funcionalismo público gaúcho.

 

Não sei onde isso irá terminar. De um lado, a governadora, garantindo não ter recursos. De outro, as categorias mais organizadas dos barnabés, exigindo um direito que é seu. E daí?

 

Há quem diga que é tudo uma questão de opção: haveria recursos suficientes para pagar o funcionalismo, sem estipular um teto: qualquer coisa como 92% dos servidores recebem integralmente entre esta quarta e a sexta-feira, conforme calendário divulgado pelo governo. Os restantes, que receberão até o limite de R$ 2,5 mil no mesmo prazo, somente terão depositados os valores excedentes em 10 de abril.

 

E por que opção, se haveria recursos? Simples: deixar de pagar outras contas, que também serão “premiadas” com pagamentos parciais. Essa é uma boa discussão, mas não faz nascer dinheiro. O certo é que vem muita confusão por aí – inclusive porque um grupo de servidores, reunido em torno da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado (Fessergs) entregou documento na Casa Civil sugerindo, como forma de não atrasar o salário de março, a antecipação de dividendos do Banrisul relativos ao próximo semestre.

 

Cá entre nós, há chance nula de a sugestão ser aceita pela Governadora, dada a sua posição até agora. Então, o jeito é esperar pra ver. Com certeza, os tempos serão duros. Em todos os sentidos.

 

SUGESTÕES DE LEITURA –  leia aqui a reportagem “Estado anuncia calendário de pagamento de março”, divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. No mesmo link, você encontra também outras informações do governo gaúcho, inclusive a nota “Governo explica situação financeira aos servidores públicos”.

aqui você lê nota do ClicRBS que trata da proposta dos servidores para evitar o atraso do salário de março.

Você também pode conferir aqui a nota “Estado deve recorrer contra pagamento integral dos delegados”, publicada também no ClicRBS.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo