DestaqueSegurança

CIDADE. Autoridades de Segurança e Prefeitura formam força-tarefa para garantir regras anticovid

Próximos dias serão decisivos para conter o avanço de casos em Santa Maria

Prefeito se reúne com órgãos de segurança e tratam da intensificação do combate à pandemia na cidade (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Rafael Favero

Em um movimento liderado pela Prefeitura de Santa Maria, representantes dos órgãos de segurança pública reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (22), para discutir a intensificação do combate à Covid-19 em Santa Maria. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e durou pouco mais de duas horas.

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, que participou da reunião, os próximos dias serão decisivos para que o avanço da doença seja contido na cidade. Por isso, segundo ele, a união de forças entre os diversos setores da sociedade é essencial. O encontro serviu para ajustar estratégias na busca pelo cumprimento do Decreto Executivo n° 21, de autoria do Município, que começou a valer neste domingo (21).  

“Montamos uma força-tarefa para otimizar ainda mais as ações conjuntas de controle do coronavírus neste que é o pior momento da pandemia. Seremos muito rigorosos na fiscalização”, afirmou o prefeito.

Além de Pozzobom, participaram da reunião o tenente-coronel Cleberson Bastianello, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), o capitão Luís Sandro Martins, também do 1º RPMon, os delegados Eduardo Machado e Marcelo Arigony, da Polícia Civil, a controladora-geral do Município, Carolina Lisowski, o assessor operacional da Guarda Municipal, Natalin Alves, o superintendente de Fiscalização da Prefeitura, Márcio Abbade, o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, o assessor operacional do Ciosp, Edson Weise, e o assessor superior do prefeito, Guilherme Cortez.
Consenso

As autoridades presentes chegaram ao consenso de que o momento é grave. Conforme o tenente-coronel Bastianello, as equipes de fiscalização irão adotar um comportamento mais “enérgico”, e o efetivo da Brigada Militar que participará das abordagens ganhará reforço.

“Todos nós reconhecemos a complexidade da pandemia e estamos preocupados com o aumento de casos. Por isso, cresce a importância do trabalho em unidade”, comentou Bastianello.

O delegado Marcelo Arigony explicou que as ações de fiscalização ocorrerão tanto durante o dia quanto à noite. Ele entende que, mais do que punir os infratores, é importante também conscientizar e orientar a população sobre a necessidade de se manter os cuidados com a saúde.

“Precisamos de mais esforços para coibir as aglomerações, a exemplo das festas clandestinas, com as quais temos nos deparado frequentemente. Creio que os próximos 15 dias serão determinantes para barrar o agravamento da pandemia”, frisou o delegado.

O Ministério Publico Estadual (MPE) também reafirmou o compromisso junto à força-tarefa. O órgão esteve representado na reunião pelo promotor Joel Oliveira Dutra. Segundo o promotor, o MP atuará ao lado dos outros órgãos e tomará as medidas cabíveis, quando necessário, em caso de descumprimento dos decretos municipais e estaduais.

A reunião deu continuidade aos trabalhos da Fiscalização Municipal Integrada, que, a exemplo do que ocorreu no último fim de semana, tem notificado estabelecimentos comerciais e outros locais que não seguem as normas de distanciamento e higienização exigidos. As equipes contam com profissionais que representam os órgãos que participaram do encontro desta segunda-feira, além de ter à disposição as 815 câmeras de videomonitoramento do Ciosp.

Novas regras

O mais recente decreto do Executivo Municipal determinou a suspensão das atividades presenciais, mesmo no modelo híbrido, para todos os níveis de educação, com exceção da Educação Infantil, nas redes pública e privada, até 28 de fevereiro de 2021. Já os restaurantes, bares, lancherias e lanches rápidos (trailer) somente podem funcionar das 8h às 21h, para ingresso dos clientes para consumo no local, e têm até as 22h para conclusão do atendimento ao público e do consumo no estabelecimento, medida válida até as 5h de 2 de março de 2021.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo