Claudemir Pereira

QUE NOITE! Pylla Kroth e a Sonata do Diabo

“… O talzinho foi citado cinco vezes na Bíblia: – nas tentações de Eva, Jó e Cristo e no Apocalipse. Mas qual seria sua cara? Porque a associação do dito cujo com coisas do mal (ruins?). Isso me intriga. Seria apenas assombrações apregoadas pelo cristianismo? Sim, porque a barbicha e pele escura dizem que foi herdada dos árabes e muçulmanos, afinal eles foram inimigos dos cristãos durante as cruzadas pela conquista da terra santa, não foi? Mas a cara feia, incrivelmente, veio do Deus Egípcio Bes, que tinha uma carranca assustadora para afugentar espíritos do mal. Até hoje, tudo o que consideram do mal é associado ao diabo. Mas uma frase é certa: “O homem fez de Deus e o Diabo a sua imagem e semelhança”.

Existem fantasias clássicas na música acerca do que estou falando. Falemos de um dos mais míticos folclores envolvendo o tema. Reza a lenda que Robert Johnson, cantor e violonista norte-americano,que até os dias atuais é uma das principais referências para a padronização do formato de doze compassos para o blues, foi envenenado por um coquetel fatal de uísque e estricnina preparado pelo dono de um bar em que ele tocava. Um marido ciumento que não aceitou as trocas de olhares entre o músico e sua patroa. Envenenado, Roberto agonizou por três dias e três noites, até finalmente bater as botas. Há quem conte outras versões acerca de sua morte, pois no certificado de óbito do músico está escrito apenas “No Doctor”. Outra versão muito difundida sugere que Johnson vendeu a alma ao Diabo numa encruzilhada…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da crônica “Il Trillo de Francisco”, de Pylla Kroth. O autor é considerado dinossauro do Rock de Santa Maria e um ícone local do gênero no qual está há mais de 34 anos, desde a Banda Thanos, que foi a primeira do gênero heavy metal na cidade, no início dos anos 80. O grande marco da carreira de Pylla foi sua atuação como vocalista da Banda Fuga, de 1987 a 1996. Atualmente, sua banda é a Pylla C14. Pylla Kroth escreve semanalmente neste espaço.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo