Arquivo

Coluna Observatório: a seção “Não custa lembrar”

As voltas que o mundo dá. E nem tudo muda

Em 5 de maio de 2001:
“Cézar Schirmer ou Paulo Odone. Um deles será eleito neste domingo presidente do PMDB gaúcho. O primeiro tem o apoio de Eliseu Padilha e Pedro Simon. O segundo, o de Antônio Britto e José Fogaça. O deputado federal está sendo vinculado, embora busque fugir disso, à direção nacional do Partido. O deputado estadual praticamente atrela sua gestão a uma eventual candidatura futura de Antônio Britto ao Piratini. Em circunstâncias normais, tudo bem. Afinal, é sobretudo do debate de idéias que se forja uma agremiação política. A questão toda é que nada ocorreu dentro da normalidade. Foi uma campanha baseada na agressão.”

Hoje:
Faz exatamente quatro anos e meio que a coluna, sob o título “PMDB, o brete e suas opções”, publicou a nota da qual foi extraído (o lado) o primeiro parágrafo. Daquele pleito em diante, nunca mais o PMDB se entendeu. Mas há algumas curiosidades. A primeira é que Odone, Britto e Fogaça se mandaram e tomaram conta do PPS, então inexpressivo no Sul. E Schirmer, curiosamente, agora é adversário de Padilha – o que pode sugerir ter sido aquela uma aliança de ocasião. Em Santa Maria? Bem, aqui Schirmer manda e não pede. Ou alguém acha que Tubias tem suficiente cacife para se impor como liderança autônoma a do deputado?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo