DestaqueEducaçãoSanta Maria

SUSTENTABILIDADE. Prefeitura adere a projeto da UFSM e terá totem para ‘carregar’ veículos elétricos

Melhoria suprirá demandas de mobilidade urbana e também de outros setores

A apresentação do projeto foi feita pela coordenadora da pesquisa, professora Luciane Neves Canha (Foto João Alves/Prefeitura)

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Joyce Noronha

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Gestão e Modernização Administrativa, aderiu a um projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para instalação de totem de carregamento de veículos elétricos no Centro. A reunião ocorreu na quarta-feira, no Centro Administrativo Municipal. 

A pesquisa ocorre por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é coordenada pela professora de Engenharia Elétrica Luciane Neves Canha. O ponto de carregamento deverá ser instalado no estacionamento do Centro Administrativo, na área central da cidade, e poderá ser utilizado pela população.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, salienta que essa parceria entre a Prefeitura e a UFSM trata do trabalho conjunto das entidades, além de verdadeira inovação e formas de beneficiar a comunidade. Responsáveis técnicos da Prefeitura vão elaborar o projeto de instalação do totem de carregamento. A ideia é que parcerias público-privadas sejam feitas para a concretização do projeto.

“Nós estamos sempre abertos a manter parcerias entre a Prefeitura e a UFSM, de maneira a buscar inovação e melhorias para o Município. Os veículos elétricos são uma realidade e o futuro do setor automobilístico. É preciso começar o uso, e incentivar o uso, desses veículos para que o acesso de todos a essa tecnologia seja mais fácil”, destaca Falk.

Para o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, a inovação a partir dos veículos elétricos está alinhada com muitas demandas da administração pública. Ele cita mobilidade urbana, sustentabilidade, qualidade do meio ambiente, economia de recursos, entre outros setores, a serem beneficiados com a inserção de carros elétricos na frota da cidade.

“Trazer essa inovação para a cidade é caminhar para um futuro mais próspero e alinhado com as nossas necessidades, e com demandas da própria administração na inserção de energia limpa, sustentável e economicidade. Vai incentivar muito o Município e a região nos mais diversos setores, como o turismo”, avalia Mascarenhas.

A apresentação foi feita pela coordenadora da pesquisa, professora Luciane Neves Canha. Ela explicou que o projeto é desenvolvido pela UFSM e pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogas), com financiamento da Copel-Distribuição. A professora apresentou dados sobre as necessidades para a instalação do totem e os benefícios dos veículos elétricos para o Município.

Também participaram da reunião a superintendente da Junta Comercial, Fabiana Neves de Vargas, e o engenheiro eletricista Cezar Augusto Bastianello Vaz, da Secretaria Municipal de Estruturação e Regulação Urbana. O professor Wagner Brignol, do Instituto Federal Sul (IFSul), de Pelotas, que é pesquisador do projeto, acompanhou o encontro por chamada de vídeo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O ponto de carregamento poderá ser utilizado pela população? Kuakuakuakuakua! População vai pagar a conta da energia da recarga das baterias das ‘zelite’ que tem carro elétrico.
    Alás, segundo Elon Musk, dono da Tesla, substituição dos carros atuais vai levar 30 ou 40 anos. Significa que vai levar 50 ou 60. UFSM tem gente capacitada para desenvolver tecnologia para produção nem que seja de um protótipo de carro elétrico para talvez incentivar a produção de um nacional. Vão ficar sentados em cima das mãos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo