DestaqueEducação

ARTES. “O futuro da economia criativa é o artista digital”, fala egressa da UFSM que ganhou o mundo

Giovanna Casimiro conta sobre a sua trajetória na área de arte e tecnologia

Por Alice dos Santos (com Ilustração de Noam Wurzel) / Da Revista Arco/UFSM

Em maio de 2022, a artista visual Giovanna Casimiro foi destaque na editoria Tech da revista Forbes Brasil – conceituada publicação de negócios -, por ter liderado o Metaverse Fashion Week, um espaço virtual para as semanas de moda globais.

O caminho que a levou a trabalhar como produtora em XR (realidade estendida) e em iniciativas ligadas à tecnologia e moda está intrinsecamente relacionado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): “a graduação foi o grande passo da minha vida e abriu amplamente todos os meus atributos e talentos que desenvolvi posteriormente”, conta Giovanna.

Estimulada desde criança pelo seu avô, arquiteto e historiador, a trabalhar na área criativa, a paulista veio para o Rio Grande do Sul cursar Artes Visuais em 2009 e concluiu mestrado na mesma área, na linha de Arte e Tecnologia, em 2015. No segundo ano da graduação, Giovanna decidiu fazer parte do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (Labart), orientada pela professora Nara Cristina Santos.

Para ela, a relação com a orientadora foi essencial para sua formação como pesquisadora e profissional: “a Nara me deu muito norte nesse processo, porque ela tem uma visão muito objetiva e crítica do que é o campo das artes e isso me ajudou a encontrar o meu caminho”.

A artista conta que sempre se interessou por temas relacionados à inovação, e que foi desafiador ter feito estudos na área em um curso que, segundo ela, era muito conservador na época, baseado em linguagens artísticas mais tradicionais: “Nós éramos um grupo pequeno que tinha uma visão de que o futuro da discussão das artes não se determinava em ser analógico, mas que era híbrido na sua natureza”.

Giovanna ressalta que as discussões acadêmicas foram essenciais para a estruturação da sua capacidade crítica e científica e hoje são um diferencial na sua carreira: “ainda que meu trabalho seja na produção de eventos virtuais no metaverso, de produção de conteúdo e games, ter um olhar crítico é o que me fez entender o poder de transformação que a gente tem com a tecnologia”.

Após a finalização do mestrado, Giovanna fez doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP), na área de Patrimônio e Open Source, e foi professora no curso de bacharelado em Design Digital pelo Centro Universitário SENAC, em Santo Amaro (SP).

Apesar de inicialmente ter sido seu plano seguir carreira acadêmica, ela descobriu que pesquisar e lecionar deixaram de ser seu objetivo profissional: “me dei conta que queria estar em projetos dinâmicos, coisas que estavam se transformando o tempo inteiro, liderando iniciativas. Hoje eu me vejo muito mais como uma pessoa que trabalha com desenvolvimento de negócios, com empreendedorismo e inovação”.

Mais de 10 anos depois da sua entrada na UFSM e já inserida no mercado internacional, Giovanna reitera suas percepções sobre as mudanças no cenário das artes: “na época em que cursei Artes Visuais, ainda se tinha uma visão muito primitiva do que a arte digital podia fazer e do que a arte e a tecnologia eram capazes. Hoje posso dizer que o futuro da economia criativa é o artista digital”.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo