DestaqueSanta Maria

CEMITÉRIO. Tony e Pacheco foram impedidos de ingressar no Ecumênico. Veja o que diz a Prefeitura

Secretaria de Infraestrutura diz que não foi comunicada com antecedência

Vereadores Pacheco e Oliveira foram barrados no portão de entrada do Cemitério Ecumênico Municipal (Foto Bruno Tech/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores Tony Oliveira (PSL) e Pablo Pacheco (PP) foram impedidos de vistoriar o Cemitério Ecumênico Municipal, na manhã desta quarta-feira (17). A dupla foi até o local, que está fechado devido à pandemia covid-19, e não recebeu autorização para passar pelo portão de entrada.

“Uma atitude que desdenha e ignora a Lei Orgânica do Município, que permite o livre acesso de parlamentares a órgãos públicos para fiscalização dos serviços”, postou Tony nas redes sociais.

Os parlamentares também realizaram uma live onde relataram a situação. No vídeo, sobraram críticas à Administração Municipal.

Impedidos de pisar no campo santo, os vereadores registraram boletim de ocorrência. Também prometeram acionar o poder Executivo judicialmente.

Diante dos fatos, o Site entrou em contato com a Prefeitura e questionou quando os parlamentares terão a entrada permitida no Cemitério Ecumênico. Em nota, via Superintendência de Comunicação, a Secretaria de Infraestrutura informou que a visitação está suspensa em razão da bandeira do preta do modelo de Distanciamento Controlado, do governo do Estado. No momento, apenas exumação, sepultamento e manutenção interna são realizadas.

“A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também ressalta que os dois vereadores em questão não procuraram a pasta para comunicar que desejavam ir até o Cemitério Ecumênico. Pelo contrário, eles foram até o local e tentaram entrar de forma direta, o que não é permitido, no momento, a nenhum cidadão”, diz a nota.

Também é informado que um dos assessores de Tony entrou em contato com o responsável pela pasta, Wagner da Rosa. O secretário, então, conversou com Tony e explicou o motivo para a visita dos parlamentares ter sido barrada.

“O secretário também se colocou à disposição para receber o vereador na sede da Secretaria, mas Tony Oliveira não compareceu para receber mais informações sobre o assunto”, diz a nota.

O Site também questionou quando o cemitério será reaberto ao público em geral. A previsão da pasta é de que isso ocorra quando a região de Santa Maria volte, pelo menos, à bandeira vermelha do Distanciamento Controlado.

Abaixo, confira na íntegra as respostas da Prefeitura de Santa Maria:

Quando será permitida a entrada de vereadores no Cemitério Ecumênico?

A Prefeitura de Santa Maria esclarece, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, que a visitação ao Cemitério Ecumênico Municipal está suspensa em função das determinações estabelecidas pelo Governo do Estado durante a vigência da bandeira preta, a fim de restringir a circulação de pessoas. Neste momento, no Cemitério Ecumênico, está permitida apenas a realização de atividades de exumação, sepultamento e manutenção interna.

Antes da vigência da bandeira preta, quando a região de Santa Maria estava sob o regramento da bandeira vermelha, ainda era permitida a visitação por meio de agendamento. A medida se tornou válida e eficiente porque evitava a aglomeração de pessoas dentro do Cemitério Ecumênico. Com o agendamento, a equipe do Executivo Municipal organizava a rotina do local para que os cidadãos não visitassem pontos muito próximos ou até o mesmo ponto dentro da mesma faixa de horário, por exemplo.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também ressalta que os dois vereadores em questão não procuraram a pasta para comunicar que desejavam ir até o Cemitério Ecumênico. Pelo contrário, eles foram até o local e tentaram entrar de forma direta, o que não é permitido, no momento, a nenhum cidadão. Após o ocorrido, um dos assessores do vereador Tony Oliveira entrou em contato com a Secretaria e foi atendido pelo secretário Wagner da Rosa. O secretário, então, falou com o próprio vereador Tony Oliveira e explicou o motivo de não ser possível fazer a visitação durante a vigência da bandeira preta. O secretário também se colocou à disposição para receber o vereador na sede da Secretaria, mas Tony Oliveira não compareceu para receber mais informações sobre o assunto.

Além disso, o secretário esclarece que sempre esteve à disposição de todos os vereadores para qualquer esclarecimento e que, tão logo as condições sanitárias e as regras definidas pelo Governo do Estado no Modelo de Distanciamento Controlado permitam, a visitação será retomada por meio de agendamento, assim como já ocorria quando o Município estava sob a bandeira vermelha. Portanto, quando isso ocorrer, os vereadores poderão fazer a visitação, assim como qualquer outro cidadão.

Há previsão de quando o Cemitério Ecumênico será reaberto ao público em geral?

A previsão da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos é que as visitações por agendamento sejam retomadas assim que a região de Santa Maria volte a ser classificada, pelo menos, na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado ou quando a cogestão voltar a ser permitida. Ao mesmo tempo, a pasta explica que o Cemitério Ecumênico, até a vigência da bandeira preta, jamais esteve fechado ao público em geral. O que ocorria era o agendamento das visitações pelos motivos já elencados na resposta anterior.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Até os féretros não estão entrando por ali, é lá por trás. Deveriam ter levado uma enxada cada um (talvez assim entrassem) e feito algo de útil, carpir um lote.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo