CIDADE. Exército faz vistoria em Santa Maria, numa nova etapa do projeto para escolha da sede da ESA
Comitiva esteve por aqui nesta quarta-feira e entrevista coletiva trouxe detalhes
Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Depois de entregar documentos de oito projetos ao coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova ESA, general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, na terça-feira (23), no Palácio Piratini, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu o general em Santa Maria nesta quarta-feira (24). Na primeira atividade da comitiva do Exército na cidade, o general Joarez e o prefeito Pozzobom concederam entrevista coletiva à imprensa no início da tarde, no Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), no bairro Boi Morto, região oeste da cidade.
Na coletiva, foram exibidos dois vídeos produzidos pela Prefeitura. O primeiro apresentou a estrutura de Santa Maria para receber a escola do Exército. O segundo mostrou o projeto em 3D da construção da ESA no Município.
Na ocasião, o prefeito reforçou os motivos pelos quais Santa Maria é a melhor escolha para a instalação da nova ESA. A cidade está na disputa com Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) para receber a nova sede. Pozzobom recordou que o Município é o segundo maior contingente militar do país e pontuou a estrutura e as potencialidades que a cidade oferece. O chefe do Executivo municipal destacou o diferencial de Santa Maria:
“O principal na nossa cidade são as pessoas, que recebem todos com hospitalidade. Essa é a nossa maneira de cuidar da família militar. Esse carinho a quem chega é característico do povo gaúcho e do povo santa-mariense. Fora toda a estrutura para suporte, com contingente militar, as nossas pessoas estão de braços abertos para a nova ESA”, reforçou o prefeito.
O coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova ESA garantiu que a cidade “querer a escola” tem grande peso para o alto comando do Exército Brasileiro. Joarez também pontuou que a escolha da nova sede está em fase de definição estratégica e salientou que o projeto é de extrema relevância às Forças Armadas.
“São diversos fatores a serem avaliados, porque a escolha será definitiva. Assim que a escola for instalada na cidade escolhida, vai ter um impacto direto no município e no Exército. A ESA atende 2,4mil alunos por ano, e queremos aumentar esse número. Já os formandos são cerca de 1,1 mil por ano. Esses estudantes são números multiplicados para a cidade, pois as famílias vão junto com eles para a cidade da escola. Queremos garantir que o local a sediar a nova ESA tenha toda a estrutura para atender a família militar. E essa decisão não é minha, é do alto comando do Exército. Meu papel é avaliar todos os aspectos e passar os dados para eles”, apontou o general Joarez.
Depois da coletiva, o coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova ESA fez vistorias no local apontado para construção da escola, que é a área onde fica o Centro de Instrução de Santa Maria (Cism), localizado no bairro Boi Morto, conhecido como polo militar do Município. O Cism passa por vistorias do Exército desde 2020. À noite, o general Joarez teria um encontro com empresários de Santa Maria, e, após, ficaria hospedado no Hotel de Trânsito de Santa Maria para, então, deixar a cidade na manhã desta quinta-feira (25).
O empreendimento militar pode significar R$ 1,2 bilhão em investimentos para a cidade que será escolhida para sediar a nova ESA. A expectativa é de que o anúncio do município vencedor dessa disputa seja feito em maio.
Já no ENCONTRO de terça-feira, em Porto Alegre, junto ao Governador Eduardo Leite, os documentos entregues pelo prefeito Pozzobom ao general Joarez representam projetos que a Prefeitura de Santa Maria desempenha para concluir os padrões estruturais para a instalação da nova ESA no Município. Confira quais são os projetos:
– Projeto da Corsan da nova rede de água e esgoto
– Projeto da RGE de ampliação da capacidade elétrica
– Projeto de conclusão da Avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheiter
– Projeto da nova ponte de acesso ao Colégio Militar
– Projeto de ligação da Rua Irmã Dulce com a Avenida do Exército
– Projeto de ampliação do Aeroporto Municipal de Santa Maria
– Projeto de isenção de ISS e alteração no Plano Diretor para edificações na nova Vila Militar
– Projeto do novo Campo de Instrução em Itaara
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.