DestaqueSanta Maria

EDUCAÇÃO. Pronta licitação definidora da empresa que construirá duas novas creches em Santa Maria

Obras das creches Monte Bello e Santa Marta devem ficar prontas em 240 dias

Prefeitura conclui processo que define vencedora das licitações para as creches Monte Bello e Santa Marta (Imagem de Divulgação)

Por Joyce Noronha / Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Dando continuidade ao trabalho e aos compromissos firmados pela gestão do prefeito Jorge Pozzobom e do vice Rodrigo Decimo, mais um passo importante foi dado em relação à construção de mais duas novas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) no Município. A Prefeitura de Santa Maria, por meio do setor de Licitações, concluiu o julgamento da Proposta de Preço dos processos licitatórios para obras de duas creches nesta sexta-feira (26), e a empresa K.A.J. Materiais de Construção Ltda, de Taquara (RS), foi a vencedora das licitações. Os projetos são referentes à EMEI Monte Bello, na Rua Dionélio Machado, Bairro Camobi, e à EMEI Santa Marta, na Rua Manoel Mallmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta. 

O processo licitatório agora passa pelo prazo de recursos. Concluída essa etapa, a empresa vencedora da licitação deve assinar a ordem de serviço e começar as obras. O prazo para entrega da obra é de 240 dias consecutivos, contados a partir da data da assinatura da ordem de serviço.

Para o prefeito Jorge Pozzobom, essa é uma grande vitória para Santa Maria e, principalmente, para as comunidades que serão atendidas. 

“É uma grande conquista para as comunidades da Região Oeste e da Região Leste, e estou muito orgulhoso por conseguirmos dar esse importante passo para a Educação de Santa Maria”, destaca o chefe do Executivo Municipal.

Conforme a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, este é o grande acontecimento de 2021 na área da educação. Ela recorda que a espera por essas EMEIs é de longa data pelas comunidades.

“Em meio a tanta tristeza e dificuldade que estamos vivendo em função da pandemia, é uma grande vitória termos a empresa que vai ser responsável pelos serviços. Esta é uma nova etapa no caminho da Educação, tanto no atendimento à comunidade, que espera por isso há muito tempo, quanto para os avanços em relação aos planos Nacional e Municipal de Educação”, salienta Lúcia.

As creches fazem parte do Projeto Proinfância, do Ministério da Educação, e, depois de concluídas, cada EMEI oferecerá até 112 vagas para turno integral ou 224 vagas para turno único (manhã ou tarde). Serão atendidas crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses das regiões Leste e Oeste. 

Ambas as construções são térreas e contam com cinco blocos distintos. Eles são divididos entre os setores administrativo, de serviços, multiuso e dois blocos pedagógicos. A estrutura completa conta com áreas como sala de professores, almoxarifado, sanitários, rouparia, lavanderia, copa, vestiários, cozinha, lactário (higienização, preparação de mamadeiras e sopas e lavagem de utensílios), fraldário, área de repouso, solário (espaço para as crianças tomarem sol), sala de informática, sala de telefonia, pátio coberto e playgroud. O total de área útil é de 1.237,09 metros quadrados. 

O recurso utilizado para a construção das creches é vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que destina cerca de R$ 1,5 milhão para cada obra. O Município também fará contrapartida para contemplar a totalidade da verba necessária, com valores do chamado Salário-Educação ou da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo