DestaqueEstado

PANDEMIA. Rio Grande do Sul recebe do Ministério da Saúde lote de medicamentos do kit intubação

Carga tem 123.830 unidades que serão distribuídas para hospitais

No lote recebido há Fentanila, Propofol, Midazolam e Besilato de Cisatracúrio. Foto Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Por Patrícia Specht / Governo RS

A Secretaria da Saúde (SES) recebeu, na tarde deste sábado (17), um lote de medicamentos do kit intubação enviado pelo Ministério da Saúde a partir de doação da Vale S.A, totalizando 123.830 unidades. Assim que chegaram à capital, em voo que pousou às 15h, os medicamentos Fentanila (1.910 ampolas), Propofol (22.620 ampolas), Midazolam (77.850 ampolas) e Besilato de Cisatracúrio (21.450 ampolas) foram imediatamente transportados ao 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, onde serão separados para a entrega aos hospitais, o que deve ocorrer nos próximos dias.

“Além do doação vinda por intermédio do Ministério da Saúde, iremos distribuir 150 ampolas de Etomidato, um anestésico do kit intubação comprado pelo Estado”, explicou o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da SES, Roberto Eduardo Schneiders.

O rateio dos medicamentos está sendo realizado pelo Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, a partir de estoques e consumo informados pelos próprios hospitais em levantamento semanal da secretaria.

“Estamos fazendo os cálculos para uma distribuição justa entre os hospitais. Os estoques estão críticos em diversas instituições, e iremos distribuir para aquelas que estão em situação mais delicada”, diz a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes.

Apesar de a aquisição dos medicamentos do chamado kit intubação ser de responsabilidade dos hospitais, a SES, em função do agravamento da pandemia, já comprou itens no mercado nacional para distribuir aos hospitais. Em 2020, foram distribuídos cerca de 150 mil frascos de medicamentos e, em 2021, cerca de 230 mil frascos em 11 remessas, entre aquisições do ministério e do Estado. O Exército fez as entregas em hospitais da capital e do interior.

“Essa remessa do Ministério da Saúde representa um alívio, porque os hospitais não estão conseguindo comprar os medicamentos, e o Estado segue mobilizado também. Já fizemos um pregão eletrônico e iremos comprar mais sete itens na próxima semana. Temos também um processo de cooperação com a ONU para compras internacionais e há mais uma compra direta prevista. Tudo para que os pacientes tenham o tratamento adequado”, afirmou a secretária Arita Bergmann.

Medicamentos recebidos:
• Fentanila, citrato 0,05 mg/ml ampola 10 ml: 1.910 unidades
• Propofol 10 mg/ml, emulsão injetável frasco-ampola 20 ml: 22.620 unidades
• Midazolam 10mg/2ml solução injetável ampola 2 ml: 77.850 unidades
• Besilato de cisatracurio 10mg: 21.450 unidades

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Aqueles que as caturritas da esquerda estavam falando ‘casualmente’ que iriam faltar? Caturritas porque fazem muito barulho e são piores do que gafanhoto caça click. Problema não é a critica, é o nível da mesma. Abaixo do fiofó do cusco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo