Quiz

QUIZ. Por que Jesus era um revolucionário? Quais idiomas falava? Em que contexto político viveu?

Ao finalizar o questionário, clique em "terminar" para conferir o resultado

Foto Marinas32 / Pixabay

Por Maiquel Rosauro

Resultado

Mandou bem! Feliz Páscoa!  

Você não se saiu muito bem neste QUIZ. Confira abaixo as respostas corretas. Feliz Páscoa!

#1. O Império Romano dominava a região da Palestina na época em que Jesus viveu. Qual era o objetivo inicial da política expansionista romana?

Defesa frente a povos vizinhos e a obtenção de mais terras necessárias à agricultura e pastoreio, mas logo se revelou uma fonte valiosa de riquezas em metais preciosos e em escravos.
Fonte: Jesus de Nazaré e a Palestina do seu tempo: uma análise do Jesus Histórico em relação à opressão econômica, social e política, por Paulo Roberto da Silva Bastos.

#2. Localizada na periferia do Império Romano, a Palestina foi dominada pelo general Pompeu em 63 A.C. Durante este período de conquistas e reconquistas da região, como a população local era tratada pelos romanos?

Com muita violência, o exército romano incendiava e destruía cidades, massacrava e crucificava as suas populações.
Fonte: A Palestina sob o domínio romano, de Giselle Melocro Borelli.

#3. Após a conquista, o território da Palestina se tornou um reino...

A Palestina funcionava como uma província semiautônoma, pois as autoridades locais foram mantidas.
Fonte: A Palestina no tempo de Jesus, de Inácio de Medeiros.

#4. O que era o Sinédrio?

Era uma espécie de STF da época de Jesus. O Sinédrio (Sanhedrim) era a Corte Suprema da lei judia, com a missão de administrar justiça, interpretando e aplicando a Torá (Pentateuco ou Lei de Moisés), tanto oral como escrita. Exercia, simultaneamente, a representação do povo judeu perante a autoridade romana.
Fonte: O que era o Sinédrio?, por Francisco Varo.

#5. Ao contrários dos demais povos do Oriente Médio, os judeus eram...

Eram monoteístas. O povo judeu acreditava em um único Deus vivo e verdadeiro. Os demais povos eram todos politeístas, pois acreditavam em muitos deuses diferentes. Esses deuses em geral eram representados na forma humana ou de animais.
Fonte: A Palestina no tempo de Jesus, de Inácio de Medeiros.

#6. Entre os judeus havia diversas correntes político-religiosas, inclusive uma que acreditava na luta armada contra os romanos e esperavam um messias guerreiro. Qual era sua denominação?

Conhecidos pela ortodoxia e pelo conservadorismo. Apoiavam-se na Lei e consideravam o Templo como instituição divina. Acreditavam que o extermínio dos ímpios tornava iminente a vinda do Messias.
Fonte: Como era a sociedade no tempo de Jesus?, por Áurea Maria.

#7. Os judeus viviam em um Estado...

No tempo de Jesus, o Estado é o que chamamos hoje de teocrático. Ou seja, um Estado religioso. A constituição, as leis são a Bíblia, os cinco primeiros livros chamados Pentateuco. Ela é a constituição, o código penal, o código civil.
Fonte: Atuação Política de Jesus, de Clodovis Boff.

#8. Além de sofrer com a alta taxa tributária praticadas pelos romanos, os judeus também tinham que pagar o imposto religioso que era destinado a:

#9. Por que Jesus era considerado um revolucionário?

Em uma época e em uma região em que vigorava a chamada Lei de Talião, que consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena, “olho por olho, dente por dente”; Jesus ensinava o perdão entre os seres humanos. Isso pode ser considerado uma verdadeira revolução, na medida em que subvertia todo o conceito de justiça pessoal e social, então predominante.
Fonte: As práticas pedagógicas de Jesus, por Alexandre Soares dos Santos.

#10. Embora não exista comprovação, textos antigos sugerem que Jesus era fluente em três idiomas. Quais?

A Judeia localiza-se ao sul de Israel. O hebraico é a língua oficial de Israel. Mas na Judeia, onde Jesus nasceu, falava-se o aramaico, como língua franca. Além disso, ele possivelmente falava, como língua materna, o dialeto galileu da língua aramaica. Mas há evidências também de que ele soubesse o hebraico e a língua grega.
Fonte: Textos antigos sugerem que Jesus era instruído e poliglota, por Felipe Miranda.

Terminar

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo