AssembleiaJudiciárioPolítica

ARTIGO. Giuseppe Riesgo e relação entre Poderes. Hoje, ele constata, o Judiciário “excede suas funções”

A supremacia do Poder Legislativo

Por GIUSEPPE RIESGO (*)

Esta semana duas notícias evidenciaram o caos e o descrédito que o Poder Legislativo vive perante aos demais no atual Estado Democrático de Direito brasileiro. O Tribunal de Justiça, corroborando liminar já expedida, suspendeu dispositivos legais da Lei de Diretrizes Orçamentárias que congelava o orçamento nominal de 2020 em comparação com o orçamento previsto para o atual ano corrente (2019).

Por outro lado, a Procuradoria Geral do Estado, sob a guarda do Poder Executivo, está pagando honorários sucumbenciais aos procuradores do Estado mesmo na ausência de lei que valide o ato. Tivemos que realizar um grande movimento na Assembleia Legislativa para, finalmente, encaminhar um Projeto de Decreto Legislativo que suste a resolução interna e ilegal expedida pela PGE. Os valores pagos já ultrapassam os R$ 3 milhões em um momento de completa crise, portanto, inoportuno.

Estas duas notícias dizem muito sobre o que estamos fazendo com o nosso Parlamento e como está a relação de Poderes no sistema de freios e contrapesos da nossa democracia. Ao votarmos materias simbólicas e de baixíssimo interesse da população, perdemos o respeito e a credibilidade. O Judiciário cumpre um papel que excede as suas funções e fere a integridade de um Poder que legitimamente representa a população gaúcha e as suas demandas.

É também por isto que resolvi ingressar na política junto do partido NOVO. Recuperar a credibilidade do Legislativo e resgatar a política, devolvendo-a ao seu povo. Foi pra isso que ingressamos, para encontrar soluções e auxiliar a restabelecer o equilíbrio entre os Poderes constituídos. Não descansarei enquanto estas relações não melhorarem. Da mesma forma que repudiamos, no passado, a ditadura do Executivo, repudiaremos no presente a ditadura do Judiciário.

(*) GIUSEPPE RIESGO é Deputado Estadual, que cumpre seu primeiro mandato pelo Partido NOVO. Ele escreve no site todas as quintas-feiras.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR. A foto que ilustra este artigo é do plenário da Assembleia Legislativa.Foi feita na sessão de terça-feira, dia 29/10 e seu autor é Vinícius Reis, da Agência de Notícias do Parlamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Estado Democrático de Direito para inglês ver. Não é democrático porque o pais vive uma crise de representação. Não é de direito por causa da insegurança jurídica.
    Problema na realidade é um nó institucional. Freios e contrapesos existem para um poder limitar o exercício da fatia dos outros. Não tem, no caso do orçamento, esta natureza. Parlamento não esta congelando o orçamento com o intuito de limitar ou influir (por pressão) na prestação jurisdicional. Questão é falta de recursos.
    Os honorários sucumbenciais dos advogados públicos foram concedidos via Código de Processo Civil (ainda podem exercer advocacia civil menos contra o órgão a que estão vinculados?). Falta lei que regulamente, é verdade. Nisto tudo tem o dedo da OAB, com quem ninguém gosta de brigar, motivos conhecidos. Há discussão no STF. Porém o sistema tende a não admitir a limitação do exercício de direitos por falta de regulamentação. Vide Mandado de Injunção, vide Ação de Inconstitucionalidade por Omissão. Ou seja, nada que não possa virar um precatório no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo