DestaqueSanta Maria

CIDADE. Com escavação do solo, obra do ‘Novo’ Calçadão avança mais uma etapa do cronograma

1ª etapa feita pela ‘Urbanes’, de SM. Agora, assume a ‘De Marco’, de Erechim

Com escavação do solo, obra do novo Calçadão Salvador Isaia avança em mais uma etapa (foto Guilherme Scapin Borges/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Com a chegada das novas galerias pluviais a Santa Maria, a obra do novo Calçadão Salvador Isaia, no Centro, foi retomada pela empresa De Marco, de Erechim, nesta segunda-feira (10). Os itens serão instalados no subsolo do passeio público para correção das redes pluviais e de esgoto do local em continuidade do serviço começado pela Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria, que alocou 60 metros de galerias.

A De Marco instalará 111 metros de extensão de galerias para concluir a etapa no subsolo do Calçadão. Ao todo, a galeria terá pontos de acesso para que as manutenções futuras possam ser feitas sem danificar o piso, já que essas entradas permitem que a equipe transite por toda a extensão da estrutura no subsolo, que vai de uma ponta a outra. A empresa também vai realizar o serviço que compreende toda a parte visível do Calçadão, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, ressalta que essa é uma obra impactante para o Município e que terá benefícios a longo prazo para todos. Ela recorda que devido à pandemia de coronavírus, houve escassez de insumos, o que resultou em um breve período de obra paralisada. Entretanto, Ticiana pede compreensão, pois o resultado será em favorável para toda a cidade.

“Sabemos que é uma obra que causa transtornos, pois é no coração do Centro, mas é uma obra permanente, que vai garantir anos de um bom espaço para todos, tanto para quem transita ali quanto para os lojistas. A Prefeitura acompanha o serviço de perto e espera que a escassez de insumos e a instabilidade do clima não afetem o serviço, como já ocorreu na primeira etapa. O que pedimos a todos é um pouco de paciência, porque logo teremos um novo Calçadão, mais bonito e acolhedor”, salienta a secretária.

A obra do novo Calçadão está orçada em R$ 2 milhões. Porém, por alteração feita no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, em 2018, os recursos não sairão diretamente dos cofres públicos.

A mudança no Plano Diretor permite o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. Assim, a Urbanes e a De Marco, que farão empreendimentos imobiliários na cidade, realizam a obra do Calçadão como medida compensatória.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo