DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Começa maior campanha eleitoral do ano no RS. Em jogo: o controle do CPERS/Sindicato

Entidade possui mais de 80 mil sócios e 42 Núcleos no Rio Grande do Sul

Sindicato dos professores tem como marca a imediata capacidade de mobilização da categoria (Foto Maiquel Rosauro/Arquivo)

Por Maiquel Rosauro

Iniciou nesta sexta-feira (7) a maior campanha eleitoral que o Rio Grande do Sul vai acompanhar este ano. Em jogo, o controle do CPERS/Sindicato, que possui mais de 80 mil sócios e 42 Núcleos espalhados pelo Estado. É a segunda maior entidade de trabalhadores da América Latina, atrás apenas do poderoso Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

O pleito deste ano ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de maio. Pela primeira vez, será feito completamente on-line. Os associados votarão nas chapas que concorrem nos núcleos e para a Direção Central.

O pleito deste ano é marcado por uma ruptura no grupo que hoje comanda a entidade. A atual presidente, Helenir Aguiar Schurer (Chapa 2 – CPERS Unido e Forte), busca o seu terceiro mandato consecutivo e terá como concorrente a atual secretária geral do CPERS, Candida Beatriz Rossetto (Chapa 3 – Muda CPERS). Também é candidata à presidência Cleusa Margarete Werner (Chapa 1 – Novo Rumo – Oposição).

Quem vencer controlará a entidade no triênio 2021/2024.

Santa Maria

O 2º Núcleo do CPERS, que abrange 18 municípios da região Central do Estado, também terá três chapas concorrendo.

A atual tesoureira da entidade, Dgenne Cristina Ribeiro da Silva, é a candidata da situação (Chapa 2 – CPERS Unido e Forte) ao cargo de diretora geral do 2º Núcleo. As outras duas concorrentes são: Maira Lara Couto (Chapa 1 – Reconstruir e Lutar) e Laura Vieira Marques (Chapa 3 – Muda CPERS).

Hoje, o Núcleo é comandado por Rafael Torres, que está em seu primeiro mandato e não concorrerá à reeleição.

As nominatas de todas as chapas podem ser conferidas AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo