Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Uma pergunta otimista: o que tem Santa Maria de melhor?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. Coveiro do Municipal, sim, porque coveiro do município nós já temos um, o desgoverno Xirme!
    Vou discordar um pouquinho. Os poucos comentários que li do Coveiro do Municipal não me pareceram exagerados, inclusive eu os assinaria.
    Mas o que eu gostaria mesmo de saber é quando os jornais de Santa Maria vão deixar de lado sua atitude rastejante em relação ao desgoverno do Xirme, informando a população do retrocesso que tá acontecendo (PAC2, CORSAN, etc.). E, também, quando a “oposição” vai aprovar uma CPI pra investigar os prejúizos que o desgoverno vem causando ao município.

  2. Este tal coveiro deve tomar vinagre de manhã em vez de café. Imagina alguém com um pseudônimo desses o que se pode esperar. Olha o lado bom da vida, cara ! (NOTA DO SÍTIO – é a primeira vez que o editor resolve dar um pitaco – normalmente, não se mete na opinião de ninguém – num comentário. E para concordar integralmente com o Fabiano. Esse coveiro faz jus ao nome. Desconjuro!!!)

  3. @Ricardo Bieri
    Solidariedade mas não vinda de ti, porque tu passa o tempo todo falando mal do bolsa família e defendendo a ditadura militar,então não sei de que solidariedade tu fala.

  4. O site do Claudemir, que nos oportuniza um espaço democrático para para comentar, opinar e até mesmo criticar assuntos relacionados com Santa Maria da Boca do Monte. (HEEHEHH)

    O melhor de Santa Maria: é a beleza da mulher gaúcha, seja na presidente, no calçadão ou nos bares de nossa terra. Desde o tempo da índia Imembuy, que encantou Morotin com suas curvas sinuosas, nossa terra já se destacava pela beleza feminina.

  5. Caros! Gostaria de ler aqui que o que Sta Maria tem de melhor É O SEU POVO. Acredito que as modificações necessárias para uma cidade se tornar referencial começa pelas pessoas, pois são estas que escolhem seus representantes. Indiscutivelmente SM é uma cidade especial, formadora de opinião, referência em educação e saúde, e com grandes possibilidades de progresso. Temos tantas particularidades para sermos uma grande cidade que nem vou relacionar. O tema é instigante!
    Abraço

  6. A SOLIDARIEDADE de seu Povo! Conheço várias cidades,…mas nenhuma com um povo tão solidário como a da “Mãe de Jesus”!

  7. Na questão Turistica/Cultural Santa Maria tem o Santa Maria em Dança, reconhecido como maior e melhor Festival de Dança do Estado do RS e que esta entre os 3 maiores do país de acordo com o Ministerio do Turismo em 2007.

  8. Bom Dia! Como bom leitor procuro estar sempre bem informado,portanto a muito tempo acompanho as noticias de nossa cidade por este democrático site.Mas até então nunca havia opinado sobre qualquer tema,mas gostaria que de uma forma ou de outra contribuir de minha maneira é claro.
    Olhá, sobre a cidade e relembrando que á pouco mais de 2 anos comemoramos 150 anos com um slogam que dizia”é muito bom viver aqui”,poderia se dizer sim que nossa cidade sim éra melhor se vc fosse em qualquer ponto da cidade encontrava melhorias encontrava uma população não satisfeita mas contente porque via nos seus governantes uma vontade de melhorar as condições de sua cidade.
    Talvéz ai então eu entenda o porque di um outro slogam que ouvi algum tempo depois que falava”fazer mais e melhor”,acho que a população encantando com a cidade e com o crescimento que na época dos 150 anos de santa maria estava acontecendo já ha algum tempo a população resolveu que se melhorar mais ainda vomos estar vivendo num “conto de fadas”.E não é que a população inclusive eu caio no conto de fadas mesmo oque rapidamente se tornou em pesadelo e passamos a enchergar um discurso sem nehum conteudo e apenas de ataque dizendo que estava tudo errado.Mas se estivesse tudo errado acho que santa maria não havia crescido como cresceu em 8 anos.Bom sobre tudo isso digo que é hora dos nossos atuais governantes se mecherem e mostrar trabalho porque até agora se viu muito pouco,então EU gostaria que voltasse o tempo para que pudessemos corrigir o erro que santa maria cometeu e escolher de novo o nosso representante do executivo, e ai sim iriamos poder dizer oque santa maria tinha de melhor mas que isto sirva como alerta e que em 2012 não cometamos este mesmo erro

  9. O melhor de Santa maria talvez seja também seu calcanhar de Aquiles: a grande concentração de serviços públicos (e por conseguinte, de funcionalismo público) principalmente federais.
    Além do benefício do ensino de qualidade e gratuito oferecido pela UFSM, além de Forças Armadas, estruturas regionais de Bancos, Receita Federal, Poder Judiciário, etc… é considerável o aporte financeiro que estas instituições garantem à cidade.
    Enquanto municípios como Caxias do Sul e região serrana Canoas e Vale dos Sinos, Passo Fundo e zona da produção (só para citar os mais relevantes) enfrentam fatores sazonais de risco (clima, dolar, etc…) que interferem na produção industrial e agropastoril, Santa Maria conta com a bênção do aporte orçamentário federal e estadual (em bem menor escala) que mensalmente derramam recursos consideráveis e mantém aquecida a roda da economia local.
    Por outro lado, esta “facilidade” tende a levar à acomodação, e daí à resignação a esta vigorosa fonte de recursos, “atrofiando” diferentes segmentos de grande potencialidade, como a indústria eletro-eletrônica de ponta (softwares, inteligência artifical, etc…), metal-mecânica, mobiliária e outras de transformação (que agregam valor a commodities, por exemplo).
    A dependência de repasses de recursos públicos gera um ciclo regular mas pouco virtuoso.
    Basta lembrar que em períodos de Estado forte (e funcionalismo bem remunerado), a economia local se fortalece, mas em épocas de crise ou redução do papel do Estado (vide Collor, FHC, tempos de inflação, etc…) a riqueza local diminui.
    Minha visão é esta… e acredito que a marca da Santa Maria desta próxima década tenha que ser a DIVERSIFICAÇÃO buscando reduzir a dependência direta da esfera pública e aumentar a variedade de segmentos produtivos da riqueza local.
    Já aconselhavam nossas avós: nunca coloque todos os ovos em um único cesto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo