BASTIDORES. Mais três querem viajar a Brasília, banho e tosa, a lei da liberdade econômica e CPI da Covid
Aberta a temporada de viagens de edis de Santa Maria até a Capital Federal
Por Maiquel Rosauro
Mais três vereadores de Santa Maria vão rumar para Brasília este mês. Além de Pablo Pacheco (PP), Roberta Pereira Leitão (PP) e Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB), que o Site NOTICIOU no sábado (5), mais um pedido de viagem foi protocolado no Parlamento nesta segunda-feira (7).
Agora, Alexandre Vargas (Republicanos), Admar Pozzobom (PSDB) e Adelar Vargas – Bolinha (MDB) querem bater ponto na Capital Federal entre os dias 13 e 17 de junho. O requerimento será votado na sessão desta terça-feira (8). O trio já tem compromissos agendados com 12 parlamentares, entre deputados federais e senadores.
Há uma diferença importante entre as duas comitivas: Pablo, Roberta e Rudys vão viajar, entre os dias 9 e 14 de junho, sem diárias e sem carro oficial. Já Alexandre, Admar e Bolinha solicitam no pedido de viagem o pagamento de diárias e uso de carro oficial.
Dezembro…
Uma curiosidade: A primeira comitiva é formada 100% por vereadores de oposição. Já a segunda tem dois governistas, Alexandre e Admar, e o oposicionista Bolinha.
Longas viagens costumam aproximar aqueles que estão, momentaneamente, em lados opostos do jogo político. Se esta viagem vai ter resultado ou não, a resposta virá em 30 de dezembro, data da eleição para a nova Mesa Diretora do Legislativo.
Banho e tosa, e liberdade econômica
Dois projetos de lei serão votados, nesta terça, no Parlamento de Santa Maria. O primeiro é de autoria de Bolinha e visa tornar em atividade essencial, em períodos de calamidade pública e pandemia, a prestação de serviços de petshop que realizem banho e tosa.
O segundo é o famoso projeto da Lei de Liberdade Econômica, de autoria do poder Executivo, que já deveria ter sido aprovado há tempos. Na Legislatura passada, Manoel Badke – Maneco (DEM) apresentou a iniciativa e, no início do ano, Tubias Calil (MDB) fez o mesmo, mas ambos não obtiveram sucesso na empreitada. Agora vai! Só falta definir quem será o pai da criança.
CPI
A semana iniciou com oitiva do procurador geral do Município, Guilherme Cortez, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a condução da pandemia pela Prefeitura. Ele foi inquirido sobre diversos temas, que incluem: vacinação, comunicação, uso de máscaras, economia, fiscalização, boletim epidemiológico…
A relatora da CPI, Helen Cabral (PT), divulgou uma nota em que critica a postura do depoente.
“Infelizmente, sentimos que as testemunhas evitam e fogem de algumas respostas, o que tem sido uma marca do atual governo municipal e, hoje, ficou ainda mais claro que é intencional. Isso só mostra a dificuldade que o governo encontrará em explicar como chegamos até este momento, com hospitais cheios, UTIs pelo SUS lotadas, com 693 mortes pela covid-19. Mais de 500 moradores e moradoras de Santa Maria perderam a vida só neste ano, o que é muito preocupante”, diz Helen.
Além da petista, a CPI é formada por Roberta Pereira Leitão, presidente; e Givago Ribeiro (PSDB), vice-presidente.
Para gastar dinheiro público em politicagem não tem pandemia.