DestaqueSanta Maria

SAÚDE. Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 vai disponibilizar serviços à população já nesta segunda

Parceria entre Prefeitura e UFN viabiliza uso do espaço na Policlínica do Rosário

Espaço na Policlínica do Rosário é viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura e a UFN (foto Alex Dutra Caceres/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Em um esforço de reorganização dos serviços de saúde para melhor atender a população, a Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a Universidade Franciscana (UFN), dará início aos serviços do Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 na próxima segunda-feira (9), às 9h. O espaço fica junto à Policlínica do Rosário, na Rua Serafim Valandro. 

Os pacientes que utilizarão o serviço serão encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS) pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Estratégias Saúde da Família (ESFs).  Ou seja, os agendamentos não serão realizados diretamente no Núcleo, sendo regulados pela Secretaria Municipal de Saúde. Com agendamento prévio, o Núcleo vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. A partir de setembro, a previsão é que o local atenda também durante duas tardes, entre 13h30min e 16h. 

O Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 conta com três salas de atendimento e uma sala de triagem. Neste primeiro momento, os serviços – dedicados à reabilitação -, serão realizados por três professores e sete acadêmicos do 9º e do 10º semestres do curso de Fisioterapia da UFN, além de servidores do Município que já trabalham na Policlínica na recepção e no agendamento.

“Nós possuímos uma estrutura para tratamento da Covid-19, mas o pós-doença ainda estava em construção. Com a implementação desse projeto e a parceria da UFN, vamos poder contar com um espaço de reabilitação de pacientes pós-infecção pelo coronavírus. É uma proposta que está sendo implementada de forma gradativa e vai avançar das situações mais simples até as mais complexas. O Núcleo vai cuidar de algo que terá consequências ainda por muitos anos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas

De acordo com a professora Lilian Oliveira de Oliveira, coordenadora do curso de Fisioterapia da UFN, entre as disfunções oriundas da infecção por Covid-19 que serão tratadas na Núcleo estão comprometimentos cardiorrespiratórios, musculoesqueléticos e neurofuncionais, entre outros que se enquadram em especialidades fisioterapêuticas. 

“O profissional fisioterapeuta se destacou muito no contexto pandêmico. Esse profissional promove qualidade de vida, atua na recuperação das atividades fisiológicas e funcionais de todas as pessoas que foram acometidas pela Covid-19. A possibilidade de ter esses profissionais no Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 é justamente promover a recuperação das inúmeras sequelas que são consequência da doença. Já encontramos estudos que apontam para a necessidade de acompanhamento do fisioterapeuta, tanto para os pacientes que ficaram nas UTIs quanto aqueles que ficaram em leitos clínicos ou nem chegaram a internar”, explica Lilian. 

Serviços da Policlínica do Rosário

O Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 é mais um dos serviços que se soma à estrutura da Policlínica do Rosário. O local continuará concentrando os atendimentos de psicologia, psiquiatria, urologia, dermatologia, fonoaudiologia, além do setor de dispensação de fraldas, o Ambulatório Transcender e os agendamentos de fisioterapia. Estão em novo endereço os serviços relacionados à saúde da mulher, violência contra a mulher, ultrassonografia e nutrição. Agora, eles funcionam no prédio onde ficava a antiga sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na Rua Doutor Pantaleão, 165, Bairro Centro. Veja mais informações sobre essa mudança AQUI.  Já o serviço de eletrocardiograma passou a ser realizado na Policlínica José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo