CongressoPolítica

PRESSÃO. Maia instala três CPIs. E a próxima pode ser sobre a “privataria tucana”

Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, no seu primeiro ano de mandato foi, digamos, conservador. Dificultou ao extremo (é uma das prerrogativas políticas do cargo) a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito. A alegação: impedir tensões maiores nas relações entre governo e oposição.

Mas, já no início deste ano legislativo, aparentemente a postura se modificou. Três CPIs saíram da gaveta. Todas, aliás, importantes. Vão investigar, respectivamente, o tráfico de pessoas, a exploração sexual de menores e o trabalho escravo.

Então, por que a preocupação, especialmente da oposição? Simples, está na lista (e só cinco CPIs podem, regimentalmente, funcionar ao mesmo tempo) uma que provoca urticária nas hostes tucanas. É a protocolada pelo ex-delegado federal, deputado pelo Protógenes Queirós, do PC do B, que pretende investigar a privatização dos tempos de Fernando Henrique Cardoso. E tem como base o livro, recentemente lançado, “A Privataria Tucana”.

Resumindo: o ano eleitoral pode trazer consequências. E boa parte delas está na mão (e na caneta) de Maia. Sobre isso, e outras questões, trata o jornal O Estado de São Paulo, neste sábado, em reportagem assinada por Denise Madueño. Acompanhe:

Presidente da Câmara tira CPIs da gaveta e põe oposição na mira

… No primeiro dia da volta do recesso parlamentar, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), criou três comissões parlamentares de inquérito, deixando a oposição na mira da CPI da Privataria.

Desde que assumiu o cargo há um ano, Maia vinha barrando todos os pedidos de CPI. Agora, além das três abertas na quinta-feira, há mais duas na lista de espera: a que busca apurar o pagamento dos royalties da mineração e o pedido de investigação de privatizações no País com base no livro A Privataria Tucana.

As regras da Câmara permitem o funcionamento de cinco CPIs ao mesmo tempo. Maia tem em mãos um instrumento de pressão sobre a oposição, com potencial de desgaste político ainda maior em um ano eleitoral. O livro usado no…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Jaci, tema aeroporto sendo privatizada pelo PT a preco de banana, opa, eu disse de banana, me refiro quando elas eram quase de graça. Hoje as bananas teem o gosto da lágrima de tão caras que estão.

  2. O PT no Governo é o PSDB de antanho. Mundo cão esse nosso, quanto canalha nos representando no Congresso Nacional, Aqueles que eram eternamente a favor de CPIs, quando é para investigar as atrapalhada petista hoje são viceralmente contra. Ano politico é soda neh, desenterram mortos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo