PartidosPolítica

PARTIDOS. Petistas voltam às urnas. Vão escolher entre Jorge e Vanazzi, para presidir a sigla no Estado

No primeiro turno, houve um acirrado debate em Santa Maria. Para a rodada final, não
No primeiro turno, houve um acirrado debate em Santa Maria. Para a rodada final, não

É verdade que há segundo turno também em seis comunas consideradas importantes para o partido – e nelas a eleição é para o presidente municipal. São os casos específicos de Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba, Dom Pedrito, Rio Pardo e Palmeira das Missões.

No entanto, ninguém duvida que o pleito que mobiliza mais, inclusive porque acontece em todas as cidades, é o turno final do pleito para presidente estadual. Concorrem Jairo Jorge, prefeito de Canoas, e Ary Vanazzi, ex-prefeito de São Leopoldo.

Em Santa Maria, segundo dirigente partidário ouvido neste sábado pelo editor, há convicção de que não se alcançará o número de eleitores do primeiro turno. Estima essa liderança que cerca de mil filiados compareçam (foram 1,5 mil, há duas semanas).

Para saber mais do pleito, inclusive acerca das forças políticas internas do petismo, que se alinham aos dois concorrentes, acompanhe material publicado originalmente no jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Iuri Müller, com foto do arquivo deste sítio. A seguir:

Militantes do PT definem no domingo o novo presidente do partido no estado

O atual prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o ex-prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi disputam neste domingo (24) o segundo turno das eleições internas do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul. Quem for eleito assume a presidência estadual da legenda pelos próximos quatro anos. Jairo Jorge, da corrente Socialismo XXI, foi o mais votado do primeiro turno (14.485 votos), mas é Vanazzi, da Articulação de Esquerda (12.929 votos), quem conta com o apoio público dos representantes que não avançaram para a segunda etapa do pleito.

Nesta sexta-feira (22), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, esteve na Região Metropolitana de Porto Alegre e apoiou a candidatura de Jairo Jorge. Reeleito no primeiro turno da votação nacional, Falcão, da ala majoritária, também foi o mais votado no Rio Grande do Sul no dia 10 de novembro – recebeu 15.554 votos, pouco mais de mil a mais do que o segundo colocado, Paulo Teixeira.

Tanto Vanazzi quanto Jorge trabalharam nas duas últimas semanas na conquista dos votos que antes foram destinados a Paulo Pimenta, Stela Farias e Laércio Barbosa, que ficaram de fora do segundo turno. Stela e Pimenta divulgaram apoio ao candidato da Articulação de Esquerda, mas o representante do Socialismo XXI não abdica do voto dos militantes. “Até ontem, passei por catorze sedes regionais do PT, com reuniões, encontros e articulações. São mais de quatro mil quilômetros percorridos para conversar com as pessoas que votaram nas candidatas de Pimenta e Stela Farias”, contou Jairo Jorge…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo