Da Assessoria de Imprensa do parlamentar / Com foto de Reprodução
O futuro das atividades desenvolvidas pelo Hemocentro Regional de Santa Maria, responsável por atender o município e mais 40 localidades da Região Central do estado, será debatido na próxima quarta-feira, 23, às 10h, em audiência pública virtual organizada pela Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa.
Proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (foto acima), a atividade teve a sua realização autorizada na reunião ordinária da Comissão do último dia 9 de junho, quando o requerimento foi aprovado por unanimidade pelos deputados e deputadas que integram o colegiado. A audiência poderá ser acompanhada pelo canal da TV Assembleia na plataforma YouTube (www.youtube.com/tvalrs).
“O fato é que desde que foi anunciado o interesse do governo em alterar a situação da unidade muita especulação tem sido feita, muita insegurança tem gerado, muitas dúvidas têm surgido. A audiência tem por objetivo justamente trazer transparência a esse debate e mostrar a importância do Hemocentro não somente para Santa Maria, mas também para a saúde pública de quatro dezenas de outras cidades da região. Se há dúvidas, pelo menos temos uma certeza: o Hemocentro precisa continuar funcionando com a mesma capacidade e qualidade hoje ofertadas. Nenhum retrocesso nesse sentido será aceito”, avalia Valdeci.
ENFERMAGEM – “Muito mais do que solidariedade e reconhecimento, se trata de algo rigorosamente necessário. Na verdade, agora é o momento de todos aqueles que aplaudem a categoria mostrarem na prática que estão do lado dessa gente que sofre e trabalha muito na linha de frente do combate ao novo coronavírus e para tratar e salvar a vida de tantos brasileiros e brasileiras”.
As palavras são de Valdeci, ditas durante a discussão e aprovação do requerimento de audiência pública proposta por sua colega Fran Somensi para debater os reflexos do projeto de Lei Federal 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE/ES), que visa instituir o piso salarial nacional e a carga horária dos enfermeiros(as), técnicos e auxiliares de enfermagem. A audiência foi aprovada por unanimidade durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde e de Meio Ambiente na manhã desta quarta-feira, 16.
“Se trata de condições de trabalho e salário dignos a profissionais que, por conta da pandemia, têm atuado sob forte pressão e cargas horárias brutais. Além disso é uma luta de mais de 50 anos, quando a profissão foi regulamentada mas tanto a jornada quanto o piso salarial foram solenemente ignorados. Está mais do que na hora de, efetivamente, nossos congressistas fazerem justiça aprovando o projeto do senador Contarato”, avalia o deputado, que foi o proponente e coordenador no legislativo estadual da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.