DestaqueSanta Maria

SAÚDE. Será nesta quarta audiência requerida por Valdeci, para debater a situação do Hemocentro

Deputado também protesta pelo fechamento da Coordenadoria da Procergs

Valdeci Oliveira, além de convite para audiência pública, lamenta e protesta por fechamento da Coordenadoria Regional da Procergs

Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar / Com foto de Reprodução

A situação do Hemocentro Regional de Santa Maria, cujas atividades desenvolvidas há 12 anos atendem o município e mais 40 localidades da Região Central do estado, será debatida amanhã, quarta-feira, 23, a partir das 10h, em audiência pública virtual organizada pela Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa.  O debate, proposto pelo deputado Valdeci Oliveira e cuja realização foi deliberada  pela CSMA no início do mês, poderá ser acompanhado pelo canal da TV Assembleia na plataforma YOUTUBE.

“Tem muita informação desencontrada e dúvidas que precisam ser respondidas, além do fato de que é necessário garantirmos a continuidade dos trabalhos do Hemocentro, pois desde que o governo ventilou a informação de que deseja alterar o funcionamento da unidade surgiram muitas especulações e insegurança. E esse temor faz sentido, pois o Hemocentro Regional é o único responsável pela distribuição de bolsas de sangue a hospitais do interior. É um tema sério que precisa de transparência”, avalia Valdeci.

O funcionamento do Hemocentro hoje é 100% bancado pelo SUS e é fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal. A unidade conta com uma equipe de profissionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Hospital Universitário, além de terceirizados. Santa Maria é hoje uma das sete regionais responsáveis pela distribuição de bolsas de sangue a hospitais do interior e no abastecimento de hemocomponentes para 14 estabelecimentos de saúde da Região, além de realizar provas imunohematológicas para 12 dessas unidades.

Foram convidados a se manifestar na audiência pública representantes do governo estadual, conselhos municipal (Santa Maria) e estadual de Saúde, Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Maria, 4ª Coordenadoria Regional da Saúde, AM-Centro, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, além de prefeitos, vereadores e membros da Comissão de Servidores do Hemocentro.

PROCERGS – Motivado pelo fechamento de seis coordenadorias regionais da Procergs no interior do estado – Santa Maria, Passo Fundo, Alegrete, Santo Ângelo, Caxias do Sul e Pelotas -, e o significado que isso tem para o desenvolvimento regional nos mais diferentes aspectos, o deputado Valdeci Oliveira (PT) registrou nesta terça-feira, 22, seu protesto e uma dura crítica à ação do governo estadual que coloca em risco todo o controle de informações efetuado pelo estado.

A manifestação de Valdeci ocorreu durante a reunião ordinária da Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa e contou com o apoio de outros parlamentares titulares, como o presidente do colegiado, deputado Eduardo Loureiro (PDT) e Capitão Macedo (PSL).  Para Valdeci, que também é vice-presidente da CAM, bastou a aprovação da PEC 280, em 1/6, que retirou o direito da população em se posicionar sobre privatizações de empresas estatais, para o desmonte do serviço público começar a todo o vapor.

“Na última sexta-feira, de forma abrupta e autoritária e sem nenhum tipo de comunicado prévio, nem mesmo aos servidores, a presidência da Procergs anunciou o encerramento das atividades dessas coordenadorias”. Segundo Valdeci, a única coisa que foi dita aos 50 servidores dessas seis unidades é que eles terão de se mudar para Porto Alegre. Ou aceitam as transferências ou serão demitidos, forçados a aderirem a um PDV (Programa de Demissão Voluntária).

“Espero que na semana que vem, na próxima reunião desta Comissão, a presidência da Procergs nos diga algo a respeito. Todas essas regiões do estado têm enormes serviços prestados a partir da Procergs. Como ficarão os dados que estão armazenados nessas Regionais?”, indagou Valdeci, acrescentando que desde o início da semana a empresa contratou serviços de segurança privada, cujos profissionais ficam postados em frente às unidades.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo