UFSM. Câmara de Vereadores tem inscrição barrada para Conselho Universitário. Parlamento recorrerá
Em princípio, Legislativo deixou de enviar uma documentação à Universidade
Por Maiquel Rosauro
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou, nesta quarta-feira (23), a listagem de candidatos inscritos para representantes da comunidade externa local no Conselho Universitário e no Conselho de Curadores. Nove instituições se inscreveram e apenas duas foram indeferidas: o Grupo de Escoteiros Ibiraiaras e a Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Conforme o comunicado, o Legislativo foi barrado porque não enviou o “Estatuto ou CNPJ ou Documento de Criação da Entidade”.
O Site contatou a vereadora Roberta Pereira Leitão (PP), apontada como a titular da Câmara junto ao Conselho. A progressista relatou que o Parlamento solicitará uma reconsideração à Secretaria dos Conselhos Superiores da UFSM. O prazo para recurso de indeferimento é de 24 horas.
O mandato para representantes locais e regionais nos colegiados é de dois anos (2021 a 2023). O Conselho Universitário da UFSM é o Colegiado Máximo de deliberação coletiva para assuntos administrativos e de definição da política geral da UFSM. Já o Conselho de Curadores é o órgão de fiscalização econômico-financeira da instituição.
A data para a realização da escolha dos representantes com inscrições deferidas pelo Conselho Universitário ocorrerá nesta sexta-feira (25), às 8h30min, transmitida ao vivo no Farol_UFSM.
Conforme o EDITAL de seleção, há duas vagas para o Conselho Universitário (dois titulares e dois suplentes) e uma vaga (um titular e um suplente) para o Conselho de Curadores. Serão considerados eleitos os candidatos que obtiverem a maioria do total de votos válidos.
Não consigo mensurar qual o mais desqualificado, se a CMSM ou este conselho universitário.