DestaqueEducação

UFSM. Mantida pesquisa para próximo reitor, com uma novidade de última hora: voto será uninominal

Decisão judicial acaba com a votação em chapa. Agora são três os candidatos

Luciano Schuch, ladeado por Martha Adaime e Cristina Nogueira. Os três podem ser votados na pesquisa desta quinta (foto Reprodução)

Após a mudança na proporcionalidade, que não pode ser paritária, mas no SISTEMA_70/30, garantindo aos professores 70% dos votos totais, uma outra modificação, esta de última hora, objeto de decisão judicial: o voto na Pesquisa de Opinião (que acontece nesta quinta) sobre a futura reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não poderá mais ser na chapa “Voa”, inscrita com os nomes de Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira, mas num dos três. A votação, assim, vira uninominal.

A informação, com suas decorrências, foi publicada no site da instituição, no final da tarde desta quarta. Confira:

Nova decisão judicial determina que a escolha seja uninominal na Pesquisa de Opinião para sucessão da reitoria

A Universidade Federal de Santa Maria informa que a Pesquisa de Opinião, regulamentada pela Resolução UFSM n. 046/2021, será realizada normalmente nesta quinta-feira, dia 24 de junho do corrente ano.

Porém, em decorrência de uma nova decisão da 3ª Vara Federal de Santa Maria, que se deu através de um embargo de declaração, o formato da votação será alterado. 

Ficou determinado, assim, que a escolha deve ser em candidatos individuais, e não em uma chapa. Desta forma, o participante irá escolher entre um dos três nomes da chapa, e não a chapa como um todo…” (no original, AQUI

O processo eleitoral foi DEFLAGRADO em 7 de maio, pelo Conselho Universitário. De lá para cá, algumas incidências, até culminar nessa última decisão judicial. A primeira delas, talvez, foi o afastamento das entidades representativas de docentes, estudantes e técnico-administrativos, que originalmente participavam da organização desse tipo de consulta à comunidade universitária.

Na sequência, surgiram duas ações judiciais, com resultados conhecidos na antevéspera e na véspera da Pesquisa de Opinião. A anotar, também, a Assembleia Virtual da Assufsm, entidade que representa os técnico-administrativos e que DELIBEROU pela não participação dos servidores no processo.

De todo modo, a pesquisa sai. Será realizada nesta quinta, 24 de junho, via sistema de votação eletrônica, das 7 da manhã às 10 da noite. Ela vai escolher, pela ordem, entre os três nomes (que originalmente compunham a mesma chapa).

A Comissão Especial, que organiza o processo, encaminhará os resultados ao Conselho Universitário (Consu) no dia 30 de junho. Depois, os resultados serão apresentados em uma reunião ampliada dos Conselhos Superiores da UFSM, que, ao final, vai oficializar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação. Este, com a óbvia interferência do Presidente da República, nomeará o próximo reitor.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo