EconomiaNegóciosPrefeitura

CIDADE. Schirmer vai aos empresários e anuncia sistema para agilizar processos da Construção Civil

Schirmer, na reunião almoço com empresários da construção: promessa de agilidade
Schirmer, na reunião almoço com empresários da construção: promessa de agilidade

É o tal de SDUWeb. Um sistema de controle e gerenciamento dos processos de aprovação, licença e regularização de obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O programa foi objeto da assinatura de um convênio, hoje, entre a prefeitura e o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon). O firmaram o prefeito Cezar Schirmer e o presidente da entidade da construção, Evandro Zamberlan. Mais detalhes chegam através da assessoria de imprensa da prefeitura, com texto de Luiz Otávio Prates e foto de Vitor Mirailh. Acompanhe:

Construção civil: implantação de sistema informatizado promete agilizar procedimentos para o setor

Desburocratizar e agilizar os procedimentos relacionados à indústria da construção civil, em Santa Maria. Estes são considerados alguns dos principais gargalos do município, que desafiam a administração pública há anos. Entretanto, a solução está próxima. Isso porque, o prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Renato Brunet, e o presidente do Sinduscon, Evandro Zamberlan, assinaram o convênio para a implantação de um sistema informatizado de gestão para o setor, nesta quarta-feira (2), ao meio-dia.

Este sistema, batizado SDUWeb, proporcionará mais agilidade, controle, gestão e acompanhamento, pela internet, dos projetos de imóveis que dependem da aprovação do Executivo para o licenciamento na área da construção civil, em Santa Maria. “Este é um setor muito importante para a cidade. É a maior atividade econômica do município. A expectativa é que este sistema resolva definitivamente os gargalos da construção civil”, enalteceu Schirmer, durante a reunião-almoço do Sinduscon.

O SDUWeb promete trazer mais facilidade ao setor. O sistema vai possibilitar o protocolo de processos, consultas e notificações, via internet, dos procedimentos da construção civil. Isto é, será possível todo o acompanhamento dos processos, desde o seu requerimento até o licenciamento. “O Sinduscon tem sido um grande parceiro. Este é realmente um ganho muito grande para a nossa cidade”, disse Brunet. A expectativa do secretário é que o software esteja em funcionamento até dezembro deste ano.

Zamberlan enalteceu a parceria público-privada e destacou a iniciativa da administração municipal. “É um avanço importantíssimo para Santa Maria. Creio que seja o principal avanço dos últimos 30 anos da construção civil, na cidade”, disse. O ex-presidente do sindicato e atual presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, acrescentou a importância do setor de fiscalização nas construções, com os novos procedimentos. “Acredito que tenhamos que ter uma fiscalização forte, principalmente nas primeiras etapas das obras”, resumiu…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Os comentários do link acima já alertam: o problema do condomínio é o mesmo do hospital. Teria que ser alterado o plano diretor.
    Dizem por aí que existem 40 mil imóveis desocupados em POA. Construídos como investimento. Dizem que o metro quadrado chega a 4,5 mil por lá. No RJ anda pelos 10 mil. Alguns falam em bolha imobiliária, outros discordam. Também comentam que os preços estão altos e vem um reajuste. Não é minha área, mas existe um zum-zum-zum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo