DestaqueEducação

UFSM. Futuro da instituição será decidido nesta quarta (28), na eleição dos Conselhos Superiores

Votação de lista tríplice começa às 8 e meia e pode ser acompanhada on-line

Nomeados ao cargo de reitor e vice-reitor vão administrar a UFSM entre 2022 e 2025 (Foto Raquel Elise de Moraes/UFSM)

Por Maiquel Rosauro

Os 124 integrantes que compõem os Conselhos Superiores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidirão, nesta quarta-feira (28), o futuro da instituição. A partir das 8h30min, eles votarão nos candidatos a reitor e a vice-reitor. Os três mais votados formarão a lista tríplice que será encaminhada para nomeação pelo governo Federal.

Há três candidatos de situação: a professora do Programa de Pós-Graduação Bioquímica Toxicológica, Cristina Wayne Nogueira; o atual vice-reitor, Luciano Schuch; e a atual chefe de Gabinete do Reitor da UFSM, Martha Bohrer Adaime. Eles formam a chapa “Voa UFSM” e concorrem tanto ao cargo de reitor como a vice-reitor.

A oposição é representada pelo professor do Departamento de Ciências da Comunicação, Rogério Koff, e pelo coordenador do programa de pós-graduação em Ciência Tecnologia Ambiental no campus de Frederico Westphalen, Genesio Mario da Rosa. Eles integram a chapa “Unidade na Ação”. Koff é candidato a reitor e Genesio a vice-reitor.

Os nomeados estarão à frente da UFSM na gestão 2022 – 2025.

Campanha e polêmicas

A campanha eleitoral, finalizada nesta terça-feira (27), foi tímida nas redes sociais, mas intensa entre os conselheiros. E como todo pleito acirrado, sobram polêmicas.

Contra a situação pesa o fato de os três candidatos terem se candidato ao mesmo tempo para reitor e vice-reitor, algo não usual. Já a oposição não participou da pesquisa junto à comunidade acadêmica, a primeira etapa do pleito à Reitoria.

Diferenças à parte, ambas as chapas estão homologadas pela Comissão Eleitoral para o pleito desta quarta.

Quem é quem

Os 124 eleitores são integrantes do Conselho Universitário (Consu), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselheiros Curadores. Conheça cada um:

Consu: É o colegiado máximo de deliberação coletiva para assuntos administrativos e de definição da política geral da UFSM. Ele aprova o Estatuto e Regimento Geral da UFSM e os regimentos das unidades de ensino; a proposta orçamentária; a celebração de convênios e acordos, homologa a prestação de contas do Reitor, entre outros.

Cepe: É um órgão deliberativo e consultiva da UFSM que trata sobre assuntos referentes ao ensino, a pesquisa e a extensão, como Calendário Acadêmico, criação e expansão de cursos, abertura e homologação de resultados de concurso público, revalidação e reconhecimento de diplomas, entre outros.

Conselho de Curadores: É o órgão de fiscalização econômico-financeira da UFSM. Integram o Conselho o reitor, o último ex-reitor, três docentes indicados pelo Conselho Universitário e dois indicados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, não participantes de outro órgão superior, um representante do corpo discente, um da comunidade e um servidor.

O pleito

A eleição ocorrerá durante reunião ampliada dos Conselhos Superiores, nesta quarta, às 8h30min. Serão duas sessões. Primeiro, votação para reitor e, em seguida, para vice-reitor.

Conforme a Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, todos os conselheiros estarão reunidos on-line e, durante alguns minutos do encontro, ficará aberto o sistema Helios Voting, plataforma escolhida para a votação.

“A votação é então realizada totalmente via internet, registrada de forma anônima, com a utilização de CPF e senha já cadastrados nos Portais da UFSM. Após encerrado o tempo de voto, é divulgada a apuração preliminar”, informa a assessoria.

A apuração poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da UFSM no YouTube:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Logo é escolha da lista triplice, não ‘eleição dos conselhos superiores’. Nem ‘futuro da instituição’ que se espera ser longo, mas os proximos quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo