DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Justiça, PDT e PSD, o Dia do Vizinho e a situação que constrange o presidente da Câmara

Vargas admitiu que não existe previsão regimental para extinguir comissão

Vargas (ao fundo) foi embora após discurso de Blattes. Petista pediu fim dos ataques pessoais (Foto Flora Quinhones/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, João Ricardo Vargas (PP), passou por um momento, no mínimo, constrangedor na sessão plenária de terça-feira (17). Tudo reflexo da polêmica sessão da última quinta (12), quando ele convidou Ricardo Blattes (PT) para “conversar” na garagem (AQUI).

Primeiro, Vargas admitiu que, ao contrário do que havia feito na quinta, não há previsão no Regimento Interno para extinguir a comissão especial dos controladores de tráfego (AQUI). Ou seja, Blattes tinha razão quando perguntou, na ocasião, em qual artigo do Regimento se baseava a extinção da comissão.

Também chamou atenção que, minutos após o discurso do petista solicitando o fim dos ataques pessoais do presidente, Vargas passou os trabalhos da Mesa para o vice-presidente, Paulo Ricardo Pedroso (PSB), e foi embora.

Justiça

Os vereadores Pablo Pacheco (PP) e Tubias Calil (MDB) pretendem recorrer da decisão da juíza Inaja Martini Bigolin de Souza, da 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Maria, que indeferiu e extinguiu a ação popular que visava a suspensão imediata das multas dos controladores de tráfego e desativação dos equipamentos em nove pontos da cidade.

“Não concordamos com a extinção da ação porque a juíza acabou desconsiderando uma de nossas linhas de argumentação. A ação popular entendemos que tem um escopo muito maior que as limitações da lei e, sim, serve também para a fiscalização do Poder Público. E, infelizmente, a juíza ignorou esta parte”, reflete Pacheco.

O objetivo é embargar a decisão para que a juíza reveja a sentença.

“Caso ela continue entendendo que a nossa tese não deve prosperar, vamos apelar para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e, provavelmente, os desembargadores decidirão a nosso favor”, projeta Pacheco.

PDT

O PDT tem uma nova Executiva Municipal Provisória em Santa Maria. O mandato teve início nesta terça (17) e tem vigência até o dia 15 de novembro.

Marcelo Bisogno é o presidente e João Corrêa o tesoureiro. Há outros cinco pedetistas na condição de membros: Clovis Assis, Jorge Trindade – Jorjão, Luci Duartes – Tia da Moto, Marionaldo Ferreira e Vera Lucia Baptista.

Da esquerda à direita: Filipe de Moura Martins (assessor do deputado estadual Gaúcho da Geral e coordenador regional PSD), Daniel Mussi (secretário estadual adjunto da Secretaria de Esporte e secretário Geral PSD/RS), Muller Filho (novo filiado do partido), Flávio Vargas (assessor deputado Gaúcho da geral e 2° secretário Geral PSD/RS) e Arthur Heinz (novo filiado) (Foto Divulgação)

PSD

Arthur Heinz, ex-presidente do Cidadania em Santa Maria e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Itaara, está de casa nova. Ele se filiou ao PSD a convite do deputado estadual Juliano Franczak – Gaúcho da Geral.

“Eu venho com a missão de ajudar o crescimento da sigla na cidade”, afirma Heinze.

Existem duas eleições no horizonte de Heinz: a primeira, em novembro, será a da Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves, onde o PSD apoiará um candidato de oposição. A segunda, em 2022, quando ele estará à frente das campanhas, na região, do Gaúcho de Geral, à Assembleia Legislativa, e do atual secretário estadual de Esporte, Danrlei de Deus (PSD), à Câmara dos Deputados.

Atualmente, o PSD não tem uma Executiva Municipal formada em Santa Maria. Em 1º de agosto, foi encerrado o mandato de Hilton Junior à frente da sigla. Além disso, hoje, o partido não tem nenhum representante no Legislativo santa-mariense. Ano passado, eram dois: Marion Mortari e Deili Silva.

Dia do Vizinho

Domingo (22), na Vila Jardim e Aparício de Moraes (Beco do Beijo), o primeiro suplente a vereador pelo PP, Zaloar Soares, realizará uma festa de Dia do Vizinho. Há mais de duas décadas ele realiza o trabalho social. Caso você deseje ajudar de alguma forma, as informações estão abaixo:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo