CulturaDestaque

CIDADE. Prefeitura apresenta o projeto “Distrito Criativo”, que prevê o resgate do Centro Histórico

Ato acontecerá em “live” na próxima terça-feira, Dia do Patrimônio Histórico

Vila Belga é um dos patrimônios históricos de Santa Maria e faz parte do projeto Distrito Criativo (foto João Alves/Prefeitura/Arquivo)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O desejo da gestão Jorge Pozzobom e Rodrigo Decimo de revitalizar o Centro Histórico de Santa Maria avança mais um passo nesta terça-feira (17) com a apresentação do projeto Distrito Criativo. A data escolhida não é acaso, pois em 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico.

A iniciativa se dará por meio de uma transmissão ao vivo, às 19h, pelo Facebook da Prefeitura e integra a programação do Mês da Cultura. A live “Patrimônio Histórico e Cultural: Um Centro Criativo em Santa Maria” será transmitida diretamente do palco do Theatro Treze de Maio.

O Distrito Criativo planeja para a área central de Santa Maria um espaço revitalizado, que será de extrema relevância para contribuir com o atrativo que incentive a inovação na área histórica da cidade. Com isto, o Município anseia em criar um espaço “maker”, que desenvolva o espírito colaborativo, incentivando a criatividade, estimulando o raciocínio crítico e aprimorando habilidades.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, explica que a ação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa de Santa Maria – CRIA SANTA MARIA. Para ela, este programa engloba diretrizes e ações para estimular, incentivar e fortalecer a expressiva e histórica vocação de Santa Maria como polo regional e estadual da Economia Criativa e seu potencial para o desenvolvimento socioeconômico.

“A cidade feita para as pessoas. Esta é a ideia de pensar um Distrito Criativo. E nada melhor do que pensar esta construção de forma coletiva, fazendo as conexões necessárias, abrindo as portas para a inovação e a cultura para uma cidade mais humana e criativa. O evento do dia 17, não por acaso, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, dá continuidade a um trabalho de construção coletiva e colaborativa, que respeita a nossa história e quem faz parte dela”, reforça Rose.

A apresentação do Distrito criativo tem organização do Gabinete do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, da Secretaria Municipal de Cultura, do Instituto de Planejamento (Iplan) e de convidados.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo