DestaqueEconomia

ECONOMIA. Prefeitura se reúne com pesquisadores para tratar de incentivo ao turismo paleontológico

Região reconhecida como local que abrigou os "dinos" mais antigos do planeta

Equipe da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo recebeu representantes do projeto DinOrigin (foto João Alves/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Ciência e Poder Público se encontraram na manhã desta quarta-feira (18) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na sede do Centro Administrativo. A Prefeitura de Santa Maria promoveu uma reunião com pesquisadores do projeto DinOrigin, que fez a petição para que a região central do Estado fosse reconhecida pelo Guinness World Records como o berço dos dinossauros mais antigos do planeta. Após cerca de seis meses de análise da sustentação técnica e teórica enviada, o reconhecimento foi OFICIALIZADO no último dia 5.

Na ocasião, a equipe do Executivo Municipal e os pesquisadores Sergio Cabreira e Ciro Cabreira falaram sobre a história da paleontologia na chamada Formação Santa Maria, área que vai de Venâncio Aires a Mata, passando pela Quarta Colônia de Imigração Italiana e por Santa Maria.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, esse primeiro contato serviu para que a Prefeitura pudesse captar informações sobre as pesquisas realizadas na região e, ao mesmo tempo, pensar maneiras de o Município auxiliar na transformação das descobertas paleontológicas em turismo. 

“Somos, enquanto Poder Público, entusiastas e parceiros do tema. Acreditamos no potencial local e regional com foco no turismo paleontológico. E o resultado virá a médio e longo prazo”, explicou Ticiana. 

A publicação no site do Guinness World Records leva em consideração a data das rochas nas quais os fósseis foram encontrados na região. A estimativa é que os dinossauros existiram a pelo menos 233,2 milhões de anos, no final do período Triássico. Entre os animais escavados na região, estão o Saturnalia tupiniquim, Nhandumirim waldsangae, Buriolestes schultzi, Pampadromaeus barberenai, Bagualosaurus agudoensis, Gnathovorax cabreirai e Staurikosaurus pricei. Entre esses animais, havia carnívoros e herbívorks, todos de porte relativamente pequeno.

Sergio Cabreira comentou que o desenvolvimento de uma economia voltada para o turismo paleontológico precisa ocorrer a partir da construção do consciente coletivo. Para ele, é preciso estabelecer um suporte público para que a iniciativa privada tenha interesse em participar de investimentos na área.
“É a primeira vez em 20 anos que tenho o prazer em ser chamado para uma reunião sobre formas de apropriação dos fósseis”, ressaltou o pesquisador que, assim como Ciro, integra a Associação Sul-Brasileira de Paleontologia e da empresa Peleovision.  

Também participaram da reunião o gerente de projetos em Turismo da Prefeitura, André Farias, o guia de turismo Rafael Ribeiro, e o assessor do projeto DinOrigin, João Zimmer

TURISMO DE VINHOS

Ainda durante a manhã desta quarta-feira, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo promoveu uma reunião virtual com a Associação Vinhos do Coração. O objetivo foi compreender o funcionamento da cadeia produtiva de vinho em Santa Maria e na região para, posteriormente, pensar formas de incentivo ao turismo voltado ao consumo da bebida.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo