JudiciárioMídiaNegóciosTrabalho

RBS. Videoconferência e carta do Duda geram “clima de terror”, diz sindicato, que quer reparação na Justiça

Depois do clima absolutamente tenso da semana passada, em que o Grupo RBS demitiu mais de uma centena de funcionários, em sequência a uma videoconferência e a famosa carta do seu presidente, Eduardo (Duda) Melzer, o sindicato dos jornalistas tomou várias medidas. A principal delas, talvez, seja o anúncio de um pedido, na Justiça, por dano moral coletivo.

Mais detalhes dessa e outras ações você encontra no material publicado originalmente no Coletiva.Net, portal especializado em mídia no Sul do País. A seguir:

Sindicato dos Jornalistas processará RBS por danos morais

…O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado (SindJors) deve entrar na Justiça com uma ação por danos morais coletivos contra o Grupo RBS. O presidente da entidade, Milton Simas, afirma que o sindicato, por meio de seu departamento jurídico, constatou que o anúncio em videoconferência e a carta em que o presidente da empresa, Eduardo Sirotsky Melzer, adianta que faria cerca de 130 demissões foram responsáveis por gerar “clima de terror” entre milhares de profissionais, que deve ser reparado. Na última semana, o corte de funcionários no Grupo RBS foi levado à representação brasileira da Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelos sindicatos da categoria no Estado e em Santa Catarina.

Na última sexta-feira, 8, a entidade promoveu manifestação em frente à sede da empresa. Com o uso de carro de som, cartazes e panfletos, buscou informar a população sobre as demissões realizadas, que atingiram diversas áreas de atuação, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Brasília, e também repudiar a atitude da empresa. Após a atividade na rua, Milton Simas e o presidente da Fenaj, Celso Augusto Schröder, solicitaram uma visita à redação da Zero Hora. Os dirigentes foram atendidos pelo diretor de relações sindicais do grupo, Ary dos Santos, que não autorizou a entrada dos dirigentes, justificando dia de fechamento de jornais para o fim de semana…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo