DestaqueEducação

PROTESTO. Estudantes de SM organizam ato em defesa da educação. Será na tarde desta quarta, 11

Atividades são nacionais. Aqui, DCE/UFSM está na vanguarda da manifestação

Por Fritz R. Nunes (com imagem de Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Na quarta-feira, 11 de agosto, as (os) estudantes realizam ato público em defesa da educação e pelo “Fora Bolsonaro” em todo o país. Em Santa Maria, onde o ato é organizado por diversos coletivos estudantis, entre eles, o DCE da UFSM, com o apoio da Sedufsm e de diversas outras entidades, a manifestação ocorre a partir das 16h, na praça Saldanha Marinho. A atividade, que tem previsão de durar 2h30min, contará com uma programação que abrirá espaço para expressões da arte e da cultura como ferramentas de resistência.

A data do ato está relacionada ao fato de que em 11 de agosto se comemora o Dia da e do Estudante. Na conjuntura atual, conforme o manifesto de organização do evento, o foco da mobilização estudantil parte da ideia de que a destruição das nossas universidades é parte da política “genocida e neoliberal de Bolsonaro”. Diz ainda o texto que “essa mesma política também é responsável pelas mais de 550 mil mortes por COVID, pelo desinvestimento no SUS, pelos milhões de desempregados, pelo aumento brutal do preço dos alimentos, do gás, da luz, enquanto os salários não dão conta”.

O documento que descreve o ato desta quarta, 11, cita ainda a importância se ser revogada a Lei do teto de gastos (EC 95), que está sucateando a educação pública, e de opor-se ao governo Bolsonaro, o “principal inimigo da Educação”, tendo em vista “os cortes cada vez maiores no orçamento”, o que causa reflexos na realidade das escolas, e também da UFSM. “Ao contrário do que diz Bolsonaro, as universidades são importantíssimas para a sociedade, cumprindo um papel fundamental no combate à pandemia. Quem vive em Santa Maria sabe a importância da UFSM para a cidade”, frisa o manifesto.

Diante de aspectos como os já citados, estudantes e entidades organizadoras do ato de 11 de agosto convocam “todos(as) que foram ou são estudantes, que defendem a educação, a ciência e a vida, para se somarem a nós no 11A, e também na luta pelo Fora Bolsonaro”. Diz ainda nota: “Vamos lutar pelo fim da EC 95 do Teto de Gastos, contra os cortes e por mais investimentos na Educação e no SUS, contra a Reforma Administrativa e a Privatização dos Serviços Públicos, por vacina para todos (as), renda básica emergencial, empregos, aumento salarial, redução do preço da passagem, e pelo FORA BOLSONARO E MOURÃO!.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo