CulturaDestaque

UFSM. Museu de “Arte, Ciência e Tecnologia” será inaugurado nesta sexta, no campus de Camobi

Festival é uma das atrações da abertura do novo espaço, junto ao Planetário

Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações da Pró-Reitoria de Extensão

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realiza, na próxima sexta, 20, às 15h30, a inauguração do novo Museu de Arte, Ciência e Tecnologia UFSM (MACT), localizado no Mezanino do Planetário UFSM. Seguindo os protocolos de biossegurança, evento será restrito às autoridades e terá transmissão simultânea na plataforma  FAROL

Participarão da cerimônia o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann; o Vice-Reitor, Luciano Schuch; o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho; a coordenadora de Cultura e Arte PRE, Vera Lucia Portinho Vianna; a coordenadora da Divisão de Museus UFSM, Jaqueline Trentin Machado; o chefe do Planetário, Régis Augusto Albanese Diniz; e as coordenadoras do MACT, Nara Cristina Santos, Maria Rosa Chitolina e Juliana Vizzotto.

O Museu de Arte, Ciência e Tecnologia UFSM foi idealizado em 2010 pelas pesquisadoras Nara Cristina Santos e Maria Rosa Chitolina. Em 2011, com apoio de professores de cinco Programa de Pós-Graduação (Artes Visuais, Ciências Sociais, Educação em Ciências, Informática e Patrimônio Cultural), de arquitetos e de alunos, é desenvolvido o projeto Museu Interativo: Arte, Ciência, Tecnologia e Patrimônio Cultural, visando um espaço físico para o MACT. No mesmo ano, foi realizada a ação Mata – 200 milhões de anos, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), reunindo artistas, cientistas, docentes e alunos de graduação e pós-graduação. 

Sem espaço próprio, a partir de 2013, foram propostas “ações museais”, como a atividade Arte-Ciência-Tecnologia: Sustentabilidade, que integrou a Mostra PROFITECS. Em 2015 é criado o projeto Museu Interativo: Arte – Ciência e Tecnologia/Ação Neuroarte e, em 2016, o projeto NeuroArTE: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia, que promove ações no Centro de Artes e Letras, no Centro de Educação Física e Desportos e na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Desde 2017, o projeto Museu Arte-Ciência-Tecnologia: Ações Expositivas e Estratégias Museais consolida a marca MACT, através das ações Neuro Bioarte (2017); (Bio)Arte e Sustentabilidade (2018); Luz (Arte) e Sustentabilidade (2019); e Água e Sustentabilidade (2020).  Atualmente, as atividades seguem com o Museu Arte-Ciência-Tecnologia: Transdisciplinaridade como Estratégia Curatorial, Expográfica e de Arquivo, consolidando o espaço físico junto ao mezanino do Planetário UFSM.

Para a inauguração do novo espaço, o MACT recebe o Festival Arte, Ciência e Tecnologia – FACTORS 8.0, da UFSM, que integra a BIENALSUR/Argentina. A exposição, de 23 a 27 de agosto de 2021, aborda a Propagação Digital do In loco ao online. Para isso contará com mostra no Planetário (não aberta para visitação) e online nas redes sociais (FacebookInstagram e YouTube).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo