DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Fundo do Patrimônio Histórico e Cultural, tradicionalismo, racismo e ‘niver’ do Rudys

Criação do Funphic será votado nesta quinta (23), no Poder Legislativo

Após atualizar o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, edis vão analisar criação do Fundo (Foto Câmara/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Mais um projeto de lei do Executivo, com foco no setor cultural, estará em pauta no Legislativo de Santa Maria. A meta nesta quinta-feira (23) é aprovar a instituição do Fundo de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (Funphic).

Na semana passada, os parlamentares aprovaram a lei que atualiza o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) (AQUI). As propostas são complementares, uma vez que cabe aos membros do Comphic aprovar a destinação de recursos do Funphic.

O fundo tem a finalidade de prestar apoio financeiro, em caráter suplementar, a projetos e ações destinados à promoção, preservação ou outros mecanismos de valorização e salvaguarda do patrimônio histórico e cultural do Município. O órgão estará vinculado à Secretaria de Cultura.

Os valores que farão parte do Funphic terão origem de dotações orçamentárias e créditos adicionais; contribuições; transferências de pessoas físicas ou jurídicas; valores provenientes das multas aplicadas em decorrência de infrações cometidas contra o patrimônio histórico, natural e cultural; entre outros.

Confira o projeto na íntegra (AQUI).

Tradicionalista

O vereador Admar Pozzobom (PSDB) protocolou um projeto de lei que visa incluir o conteúdo sobre cultura tradicionalista nas escolas públicas da rede municipal de ensino.

“A cidade Coração do Rio Grande com a presente lei reforçará ainda mais a importância de preservar nossas origens e as crianças e os adolescentes terão seus hábitos, seus valores e suas reações emocionais permeados pela cultura do Rio Grande do Sul”, justifica o vereador.

Confira a proposta (AQUI).

Aniversário

O vereador Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) comemorou seu aniversário com uma grande produção, nesta quarta-feira (22). O emedebista realizou uma live caprichada, com shows e convidados especiais da política santa-mariense.

Como presente, Rudys solicitou doações que serão encaminhadas à Associação Colibri e ao Lar das Vovozinhas. 

Marcaram presença na comemoração os vereadores Tubias Calil (MDB), Tony Oliveira (PSL), Ricardo Blattes (PT), Roberta Pereira Leitão (PP) e o presidente do Parlamento, João Ricardo Vargas (PP).

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: para assistir, clique em “Assistir no Facebook”.

Racismo

A candidata a vereadora que recebeu mais votos na eleição passada (mas não se elegeu), Alice Carvalho (PSOL), participará de uma roda de conversa, nesta sexta-feira (23), sobre a campanha Racismo não pode mais ser tradição! O evento terá início às 18h30min, no Left Rock Bar, na Rua Manoel Ribas, nº 1991, na Vila Belga. O encontro terá a presença do vereador Matheus Gomes (PSOL), de Porto Alegre.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo