Eleições 2020JudiciárioPartidosPolítica

ELEIÇÕES 2020. Primeiras candidaturas indeferidas em Santa Maria: são cinco do Podemos e uma do PSB

Registros de candidaturas do Podemos são consideradas ilegítimas pela Justiça Eleitoral. O imbróglio interno é que causou o problema

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Reprodução), da Equipe do Site

Seis candidatos ao Legislativo de Santa Maria, sendo cinco do Podemos e uma do PSB, tiveram seus registros indeferidos pela Justiça Eleitoral. Eles não estarão disponíveis para votação na urna eletrônica, em 15 de novembro.

Carmen Japa, Magaiver Camelo, Pedro Luiz Lemos, Tiririca e Vinicius da Cunha, todos filiados ao Podemos, tiveram a candidatura indeferida devido ao imbróglio envolvendo o destino do partido no pleito majoritário.

O Podemos de Santa Maria sofreu intervenção da Direção Estadual, que determinou ingresso na coligação de Jorge Pozzobom (PSDB), enquanto lideranças locais apoiam Sergio Cechin (PP).

O juiz da 135ª Zona Eleitoral, Rafael Pagnon Cunha, considerou que o registro de candidatura do Podemos para os cargos de vereador é ilegítimo, uma vez que foi feito por Paulo Xavier após ele ter sido destituído do cargo pela direção estadual (confira detalhes na imagem no topo da matéria).

O presidente da Comissão Interventora do Podemos/SM, Marco Vieira, explica que a situação é fruto de um desentendimento com as lideranças locais da sigla.

“Eles não quiseram fazer o registro conosco, e sim com a coligação do Cechin”, afirma.

PSB

Rosalina Paz é a candidata a vereadora do PSB que teve seu registro indeferido. Segundo a sentença, “o pedido não se encontra em conformidade com o disposto no artigo 28, § 2º, da Resolução TSE n. 23.609/2019, haja vista que em 2016 a candidata não prestou contas de campanha, tampouco compareceu às urnas para o voto”.

Há quatro anos, ela concorreu ao Legislativo pelo PTB e fez 61 votos.

Sentença da Justiça Eleitoral revela que, em 2016, a então candidata Rosalina Paz não foi votar e isso a torna inelegível agora em 2020

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo