DestaqueRegião

MATA. Prefeitura e Sebrae firmam parceria para desenvolver o potencial turístico do município

Primeiro passo será a elaboração de um Diagnóstico do Ambiente Turístico

Jardim Paleobotânico é um dos atrativos do município de Mata, no centro do Rio Grande (Foto Maiquel Rosauro/Arquivo)

Por Juan Link / Moglia Comunicação Empresarial 

Localizado sobre uma imensa floresta de fósseis, o município de Mata costuma atrair a atenção de turistas e pesquisadores interessados em conhecer a “cidade da pedra que era madeira”. Mata faz parte dos Sítios Paleobotânicos do Arenito Mata, criado pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos. De idade Triássica, estas exposições de “florestas petrificadas” estão entre os mais importantes registros do planeta, tendo se formado há mais de 200 milhões de anos.

Como o turismo tem um grande potencial de desenvolver a economia local, a prefeitura firmou uma parceria com o Sebrae RS a fim de desenvolver essa atividade no município neste momento pós-pandemia, aproveitando toda a riqueza paleobotânica que possui, gerando renda e desenvolvimento econômico. De acordo com o gestor de projetos do Sebrae RS, Carlos Henrique Karsten Junior, a primeira ação a ser desenvolvida é um diagnóstico completo de todos os elementos que compõem e os potenciais turísticos do município, resultando um relatório que servirá para o planejamento e as ações do poder público na busca do fomento a esse setor.

O DAT – Diagnóstico do Ambiente Turístico é uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae RS para ser utilizado como ponto de partida de um trabalho que envolve poder público, empresas privadas, associações, comunidade e demais parceiros estratégicos. O trabalho envolve levantamento de informações, registro para banco de imagens, visita a empresas ligadas ao turismo e elaboração de um relatório completo do status atual do ecossistema de turismo do município.

O trabalho começará em breve e o resultado será apresentado em um workshop onde serão elaborados os planos de ação para aproveitar as oportunidades e resolver eventuais gargalos. Durante a elaboração do Diagnóstico, haverá acompanhamento por parte de um consultor indicado pelo Sebrae RS para o desenvolvimento das ações.  A metodologia já foi aplicada em vários municípios do RS e conta com investimento subsidiado pelo Sebrae.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo