DestaqueSanta Maria

TRÂNSITO. Quase 17 mil infrações foram anotadas pelos controladores durante agosto em Santa Maria

Aparelhos instalados em 9 vias. A campeã da autuações foi a João Pozzobom

Mais da metade (quase 9 mil) das infrações foram registradas aqui na avenida João Luiz Pozzobom (foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, segue com o trabalho de prevenção e orientação à população para tentar reduzir o número de acidentes de trânsito nas principais vias urbanas do Município, sobretudo os casos de atropelamentos e os sinistros envolvendo motocicletas. 
Para que os motoristas sejam mais prudentes e respeitem, principalmente, os limites de velocidade, desde o mês de junho deste ano os controladores de tráfego, que estão instalados em nove vias da cidade, registram infrações de trânsito. A partir de imagens diárias captadas pelos controladores, em agosto, os equipamentos registraram 16.745 infrações ao longo dos 31 dias do mês.  

A Avenida Diácono João Luiz Pozzobon foi a que mais registrou irregularidades nesse período, sendo 8.811 infrações. A segunda via com mais infrações é a Avenida Walter Jobim, com 2.426 infrações, e a terceira é a Avenida Hélvio Basso, com 1.963 autuações. Veja, mais abaixo, a lista completa dos locais com controladores e o total de infrações por via.

As mais de 16 mil infrações de trânsito registradas pelos equipamentos estão entre os três tipos computados pelos controladores: exceder a velocidade máxima da via; passar com o sinal vermelho do semáforo; e avançar sobre a faixa de pedestres. Vale reforçar que nem todos os nove locais onde há controladores registram esses três tipos de infração, pois as avenidas Walter Jobim, Hélvio Basso e Diácono João Luiz Pozzobon ainda não possuem faixas de pedestre junto a semáforos nos pontos onde os equipamentos foram instalados, registrando, assim, apenas excesso de velocidade. Nos demais seis locais, são registradas infrações dos três tipos, exceto no período da 0h às 6h, quando apenas a infração por excesso de velocidade é registrada e contabilizada.

As infrações foram registradas a partir das seguintes irregularidades: excesso de velocidade em até 20% além do limite permitido, sendo 12.954 autuações; excesso de velocidade entre 20% e 50% além do limite permitido, com 2.390 autuações; excesso de velocidade com 50% além do limite permitido, com 165 autuações; passar no sinal fechado do semáforo, 958 condutores; e parar sobre a faixa de pedestres, 278 condutores.

Conforme a avaliação do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, os números ainda são muito expressivos, mas estão dentro da realidade para Santa Maria. Nas vias urbanas do Município, circulam aproximadamente 100 mil veículos diariamente. 

“Os números são muito expressivos. Porém, são considerados dentro da normalidade, pois faz apenas 60 dias que os equipamentos estão em funcionamento. A partir dos próximos meses, espera-se uma redução e estabilização dentro das velocidades, que é o que se pretende com a instalação dos controladores. O que se busca, também, com a redução de velocidade, é mostrar que isso implica diretamente no aumento de segurança no trânsito, na redução dos sinistros e na gravidade dos sinistros quando esses ocorrerem”, pontua o secretário Ponsi.

Ainda, para orientar melhor os motoristas, ao longo do mês de setembro, a Secretaria de Mobilidade Urbana trabalhou no reforço da sinalização nas vias com controladores. Foram instaladas mais placas indicativas da velocidade permitida próxima aos controladores, em todas as nove vias, indo além do que prevê a legislação de trânsito.

Confira, abaixo, os locais onde os controladores de tráfego estão instalados, a velocidade máxima permitida nessas vias e o número de infrações registradas em agosto de 2021:

– Avenida João Luiz Pozzobon (50 Km/h) – 8.811 infrações
– Avenida Walter Jobim (50 Km/h) – 2.426 infrações
– Avenida Hélvio Basso (50 Km/h) – 1.963 infrações
– Avenida Medianeira com Rua Barão do Triunfo (50 Km/h) – 881 infrações
– Avenida Dores com Avenida Medianeira/Rua General Neto (50 Km/h) – 684 infrações
– Avenida Presidente Vargas com a Avenida Borges de Medeiros (50 Km/h) – 667 infrações
– Avenida Medianeira com Rua Duque de Caxias (50 Km/h) – 562 infrações
– Avenida Rio Branco com Rua Vale Machado (50 Km/h) – 507 infrações
– Rua do Acampamento com Avenida Medianeira (40 Km/h) – 244 infrações

Fonte: Secretaria de Mobilidade Urbana

Penalidades
Os motoristas flagrados pelos equipamentos de controle de tráfego excedendo o limite de velocidade da via, passando no sinal vermelho do semáforo ou parando sobre a faixa de pedestre nesses locais receberão a notificação emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS). 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. 15344 infrações por excesso de velocidade. 84% delas enttre 20 e 50%. Pareto. Não diminui muito tão cedo. Tem gente com mais de uma multa e muita gente não foi multada ainda. UFSM ainda não voltou. Pergunta que não quer calar, e a estatistica dos acidentes na aldeia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo