DestaqueEducação

UFSM. Confirmada a volta presencial das atividades administrativas na instituição já no dia 1º de outubro

Retorno será escalonado e seguindo as diretrizes do Manual de Biossegurança

Portaria determina o retorno presencial das atividades administrativas a partir do dia 1º de outubro na UFSM (foto Reprodução)

Da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor da UFSM

De acordo com a portaria normativa N. 032 de 22 de setembro de 2021 (confira na íntegra, no final do texto), a UFSM estabelece o retorno das atividades presenciais administrativas escalonadas no âmbito da Universidade a partir do dia primeiro de outubro. A decisão foi tomada tendo em vista que o acesso à vacina contra a Covid-19 foi disponibilizado para 100% dos servidores da Instituição, e estes já receberam a imunização total.

Os servidores docentes irão desenvolver, da mesma forma, suas atividades acadêmicas (tais como aulas remotas e atividades de pesquisa) utilizando as salas e os laboratórios no âmbito da Instituição. Estas respeitando o fluxo de atividades em períodos normais e conforme a orientação do escalonamento.

O retorno será gradual, sendo que 50% dos servidores deverão cumprir sua jornada presencial na parte da manhã, e o restante na parte da tarde. Para realizar a jornada integral, os servidores terão o seu trabalho  dividido em: 4 horas presenciais, registradas no ponto biométrico e 4 horas remotas.

O desenvolvimento das atividades presenciais deverá respeitar as diretrizes estabelecidas no Manual de Biossegurança da UFSM e demais legislações vigentes. Algumas das diretrizes de segurança destacam:

* A obrigatoriedade da máscara facial, sendo que cada servidor deverá providenciar a sua. Recomenda-se o uso do modelo PFF2 ou KN95;

* O ambiente de trabalho, as salas de aula, os laboratórios e os elevadores deverão garantir o distanciamento mínimo de 1,5m em todas as direções em torno da pessoa que está frequentando este ambiente;

* Deve-se priorizar a ventilação natural nos ambientes, mantendo janelas abertas e espaços arejados;

* Deverão ser evitadas refeições dentro da Instituição. Quando necessário, bebidas e alimentos deverão ser consumidos em local isolado, conforme os protocolos de segurança;

* A Universidade estará disponibilizando dispensers de álcool gel 70% para todas as unidades, recomenda-se o seu uso frequente.

A portaria também prevê, em seu Art. 3º, que poderão desempenhar as atividades em regime de trabalho exclusivamente remoto, após homologação pelo Núcleo de Segurança do Trabalho, da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, os servidores que:

* Apresentem, neste momento, contraindicação ao trabalho presencial, por possuir doença comprovada por atestado de médico assistente, devidamente declarada, conforme este formulário;

* Gestantes, com indicação médica, a partir de atestado de médico assistente, devidamente declarada, conforme este formulário.

Os casos omissos serão analisados e definidos conjuntamente entre Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública – COVID 19 – UFSM. No que tangem questões excepcionais, relacionadas ao vínculo funcional do servidor, devem ser tratadas com a chefia da unidade e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Já questões específicas, de ordem epidemiológica e sanitária, devem ser tratadas prioritariamente com as Comissões Setoriais de Biossegurança.

Assim, fica revogada a Portaria Normativa N.19, de 26 de fevereiro de 2021 e a Portaria Normativa N.030, de 30 de agosto de 2021.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. 50% de manhã e 50% a tarde
    Todos usando transporte público todos dias.
    Seria melhor semana sim, semana não, ou
    metade 3 dias inteiros numa semana, 2 dias inteiros na seguinte.

    Seguramente o zelo e cuidado estão acima de tudo nessa decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo