DestaqueUFSM

UFSM. Projeto promove minicurso de treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades

Nenhum pré-requisito de conhecimento meteorológico é necessário

Por Assessoria de Comunicação da UFSM

Estão abertas as inscrições gratuitas para o minicurso de treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades (REVOT). Trata-se de um projeto de extensão universitária do Curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria com parceria da Cruz Vermelha Brasileira de Santa Maria, Defesa Civil de Santa Catarina, e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas. O minicurso tem caráter intensivo, com duração de 4 horas, e será ministrado de maneira remota, no dia 2 de outubro (sábado) das 13h30min às 17h30min. Para esta data o número de participantes é limitado a oitenta vagas, mas novas datas de instrução do minicurso serão agendadas futuramente.

O objetivo do curso é transmitir conhecimento para o público leigo em meteorologia acerca da identificação visual de nuvens de tempestades para que, com isso, as pessoas antecipem-se à possível ocorrência de fenômenos meteorológicos extremos gerados por estes sistemas atmosféricos, como chuvas intensas, granizos e vendavais. O curso também aborda maneiras de se registrar estes fenômenos de forma responsável e segura quando de sua ocorrência fortuita sobre a residência e/ou local de trabalho do(a) observador(a) voluntário(a). O minicurso também instrui sobre como e a quem reportar esta informação com maior precisão e onde obter informações confiáveis de avisos e alertas meteorológicos.

O minicurso destina-se a qualquer pessoa curiosa acerca dos fenômenos atmosféricos e que: (a) deseja aprender a identificar visualmente certas características das tempestades que ajudam a revelar suas intensidades e os fenômenos que as acompanham; (b) esteja disposta a relatar as ocorrências de tempestades de maneira voluntária, com responsabilidade e segurança. Nenhum pré-requisito de conhecimento meteorológico é necessário para participar do curso.

A inscrição on-line no minicurso deverá ser encaminhada através do preenchimento do formulário. Perguntas sobre o minicurso podem ser encaminhadas para o e-mail prevots.svr@gmail.com.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo