Câmara de VereadoresEducaçãoPrefeituraTrabalho

EDUCAÇÃO. Comissão da Câmara debate projeto da meritocracia na rede municipal

Como já se anunciava, um interessante e, talvez, elucidativo (no sentido de permitir que todas as posições pudessem ser ouvidas) debate sobre o projeto que estabelece o “Prêmio Qualidade na Educação”, para docentes da rede municipal de ensino, aconteceu nesta manhã, na Câmara de Vereadores.

Audiência pública: docentes apresentaram três razões para discordar da lei aprovada na Câmara

A discussão, a pedido pelo sindicato dos professores, foi promovida pela Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente. O relato é da assessoria de imprensa do parlamento municipal, com reportagem de Beto São Pedro e foto de Milena Jaenisch. Acompanhe:

 “Comissão de Saúde debate com professores ‘Prêmio Qualidade na Educação’ 

Professores da rede municipal de ensino participaram na manhã desta segunda-feira (18) da audiência pública promovida pela Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores para debater a lei municipal que criou o “Prêmio Qualidade na Educação”, aprovada em agosto passado. A audiência foi solicitada pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria – SIMPROSM – que não concorda com a iniciativa do prefeito Cezar Schirmer nem com o método usado pelo Executivo na elaboração e tramitação do projeto. Reclamam que não houve discussão e o prêmio criado seria “um primeiro passo para a introdução da meritocracia na rede municipal de ensino”.

O certame criado pela lei 5341/10 premia com R$ 1 mil cada um dos professores e diretores das escolas da rede melhor classificadas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais e finais. Já as escolas das mesmas séries classificadas em primeiro lugar recebem um prêmio de R$ 3 mil e as classificadas em 2º e 3º lugares recebem certificados de reconhecimento.

O Sindicato apresenta, basicamente, três questões para justificar a sua posição contrária à lei aprovada pela Câmara. Primeiro, a lei não considera a discrepância de nível social entre os alunos da rede. Querem dizer com isto que aquelas escolas cujos alunos vêm dos estratos mais carentes da sociedade têm poucas chances de chegar à premiação. Em segundo lugar, o objetivo do IDEB não é a premiação das escolas melhor avaliadas nem a punição daquelas com as menores notas. Esse índice tem como objetivo diagnosticar problemas e planejar caminhos para sua superação. Por fim, em todos os locais onde este sistema foi implantado a iniciativa fracassou, a exemplo do estado de São Paulo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Não tratarei especificamente do tema mas sobre uma situação que li na reportagem e que me chamou a atenção. Uma situação que deixa transparecer uma imagem negativa da bancada de oposição da Câmara de Vereadores. Transcrevo um trecho para, a seguir, fazer alguns questionamentos:

    “De sua parte o outro petista presente, Jorge Trindade, fez uma “mea culpa” por ter votado a favor do projeto, mas cobrou a ausência do sindicato em seu gabinete, reclamando que os professores procuraram apenas um dos vereadores da bancada do partido. Mesmo crítico da postura da entidade, o petista se colocou a favor da categoria na busca da revogação da lei.”

    Pelo que entendi o Vereador Jorge Trindade apresenta-se “arrependido” pelo voto favorável à aprovação do projeto de lei que criou o Prêmio Qualidade na Educação. Até este ponto aceitável embora bem questionável uma mudança de opinião em tão pouco tempo. Mas o que mais me chamou a atenção foi a reclamação feita pelo Vereador que um dos determinantes do seu voto foi o fato do SIMPROSM não tê-lo procurado em seu gabinete e somente procurado outro vereador de seu partido.

    Onde está a organização da bancada de oposição para discussão de temas relevantes? Não existe coordenação de bancada? Que critérios foram utilizados pelo Vereador Jorge Trindade na construção do seu voto? O vereador votou sem buscar a opinião do SIMPROSM? Ou pior, o fato do SIMPROSM não procurá-lo teve alguma influência direta em seu voto?

  2. Caros leitores
    Só pra não ser injusto com o Augusto, vou relembrar algumas promessas de campanha de 2008, resgatadas de um desses jornais que o apoiam:
    “Propostas para EDUCAÇÃO
    Os indicadores da educação informam que a cidade tem muito a melhorar. O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – Idese da Educação mostra que Santa Maria caiu 25 posições, de 2000 a 2004, passando do 103º para 128º lugar, entre os municípios gaúchos. Também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Santa Maria não evoluiu na mesma proporção do Estado: enquanto o Rio Grande do Sul passou de 4,2 (em 2005) para 4,5 (em 2007), nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Santa Maria ficou em 4,1 (em 2005) e 4,2 (em 2005). Em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, Santa Maria manteve o Ideb de 3,8 em 2005 e 2007. A política educacional de Schirmer/Farret propõe a educação inclusiva, a modernização educacional e o estimulo à formação de estudantes aptos a enfrentar as transformações da sociedade. Pela importância estratégica da educação, defendemos a atuação de uma Secretaria de Educação forte, qualificada e ativa, e a participação efetiva do Conselho Municipal da Educação. São diretrizes do governo de Schirmer e Farret:
    – Qualificar o Ensino Fundamental e implantar a Escola de Tempo Integral
    – Valorizar os profissionais da educação, com a formação e qualificação continuada dos professores e a adoção de uma política de recuperação salarial
    – Intensificar o atendimento do ensino infantil
    – Realizar um censo educacional para identificar as crianças fora da escola e os adultos não-alfabetizados
    – Ações para a redução dos índices de repetência e evasão escolar
    – Laboratórios de informática em todas as escolas municipais, com acesso aos alunos
    – Implementar a educação profissional, em parceria com outras instituições
    – Promover projetos educacionais em parceria com instituições de Ensino Superior
    – Garantir ao aluno especial o pleno acesso à escola pública, com educadores especiais
    – Especial atenção às escolas da zona rural
    – Dotar a rede escolar de melhores instalações. Promover uma gestão democrática, eliminando a improvisação e o desperdício, descentralizar o processo decisório e estimular a participação da comunidade
    – Fazer programas de Educação para o trânsito, Prevenção às Drogas e Não à violência
    – Lutar por uma escola de Ensino Médio na Zona Norte
    – Oferecer profissionais de neurologia, fonoaudiologia, psicologia e assistência social
    – Apoiar o acesso a universidades pelos estudantes locais.”

    Onde está a responsabilidade pública, e por onde anda a Justiça em Santa Maria?

  3. Certamente o SIMPROSM está movido pelo sentimento e compromisso de educação participativa e democrática, o que, talvez, nosso Prefeito não saiba o que significa esse novo paradigma. Mas o que me cabe, neste momento levantar o tapeta para a poeira sair são as perguntas: E o secretário de educação? Onde anda o homem? O que ele tem feito mesmo? Afinal, S.Maria não merece um grupo na SMEd de peso e responsabilidade técnica e humana a altura da cidade cultura? Por onde anda a equipe do Aguirre????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo