AgronegócioDestaque

AGRICULTURA. Probabilidade de La Ninã está acima de 70%, aponta relatório de agrometeorologia

Precipitações devem ficar abaixo da média, especialmente, em novembro

Por Secretaria de Comunicação / Governo RS

Os modelos de previsão para definição do evento El Niño Oscilação Sul (Enos) do International Research Institute for Climate and Society (Iri), utilizados pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), apontam para probabilidade acima de 70% de que as condições de La Niña se iniciem durante a primavera de 2021 e permaneçam até o verão 2021/2022.

O prognóstico climático para este outubro indica redução da chuva e aumento da temperatura diurna, o que produz aumento da evapotranspiração, especialmente na segunda quinzena do mês. Para novembro, os modelos também apontam para redução de chuva, com predomínio de noites mais frias e dias mais quentes, padrão característico de períodos muito secos. Para dezembro, são esperados padrões de chuva e temperaturas mais próximas da média climatológica.

As previsões trimestrais do Copaaergs são obtidas por meio do Modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O boletim do Conselho é elaborado a cada três meses por especialistas em agrometeorologia de 14 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima. O documento também lista uma série de orientações técnicas para as culturas do período.

Clique aqui e acesse o Boletim Copaaergs (Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul) Out/Nov/Dez 2021.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pessoal da Argentina afirma que o La Niña pode ser atenuado pelo dipolo do Indico. Previsões para agricultura de lá são mais detalhadas. O que leva ao assunto horario de verão. Dias normais o pico de demanda tem ficado lá pelas 16 horas. Fim de semana e feriados lá pelas 18/19. Mas daí vem pressão dos vermelhinhos por motivos politicos. E o lobby dos bares, restaurants e shopping centers porque com horas de sol a mais o pessoal sai do serviço e vai comprar ou beber/comer. Tem também o pessoal que precisa que o governo regule a hora dele acordar, colocar o relogio a despertar mais cedo e ir praticar atividade fisica é coisa da Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo