Por Karohelen Dias / Câmara
Em reunião na sala da Presidência, na quinta-feira (21), a Comissão Julgadora do Concurso Literário Lei do Livro se reuniu, acompanhado do presidente do Legislativo, vereador Coronel Vargas, para avaliar os exemplares das obras inscritas na 16º edição. As escolhidas – dentro das quatro propostas recebidas – serão publicadas em 2022.
A Lei do Livro é promovida pela Câmara de Vereadores há 16 anos. Segundo o presidente, o projeto é um presente a Santa Maria e de extrema importância ao proporcionar a publicação de diferentes histórias sobre o município. Além disso, possibilita que a população tenha acesso, de forma descentralizada, à literatura santa-mariense.
Além do Presidente da Casa Legislativa, estavam presentes os integrantes da comissão: Athos Miralha da Cunha, representante da Academia Santa-mariense de Letras; Jane Zoffoli, representante do Conselho Municipal Política Cultural Denise Reis, representante da Casa do Poeta de Santa Maria. Também participaram a Relações Públicas da Casa Legislativa, Alexandra Schimanko e a Diretora de Comunicação, Karohelen Dias.
Durante o encontro, os jurados apresentaram parecer da comissão organizadora sobre os trabalhos inscritos e, por fim, realizaram o deferimento da obra contemplada com a Lei do Livro de 2021, denominado “Fernando Neumaier: uma biografia através de fatos e imagens”, de João Rodolpho Amaral Flores e Ingrid Neumaier Miranda.
A expectativa é de que o livro seja lançado, em 2022, na Feira do Livro de Santa Maria. A premiação inclui a impressão de 1500 livros, a serem distribuídos gratuitamente à comunidade, e a entrega de 200 livros para o autor.
Ainda neste ano
O lançamento das obras premiadas em 2019 será realizado durante o mês de novembro, no Plenário do Legislativo Municipal. São elas: obra infantil, “Uma história de Santa Maria” de Denise Belitez Quaiatto e José Iran Ribeiro e poesia, “Jeito Brasil”, de Salvador Lamberty.
Em 2020, o concurso esteve suspenso em decorrência da pandemia do covid-19.
Lei do Livro
O certame é promovido pela Câmara de Vereadores de Santa Maria e tem como objetivo publicar, anualmente, no mínimo, um livro com temas regionais ligados à cultura santa-mariense, podendo ser nos gêneros conto, poesia, crônica, romance e história.
A Resolução Legislativa nº 0012/2020 – que regra a publicação de livros anualmente – atualiza as regulamentações acerca do assunto, pois a Resolução Legislativa do ano 2004 e posteriores ajustes traziam dificuldades para operacionalização do projeto.
Uma tiragem de 1500 livros não possibilita que a população tenha acesso, de forma descentralizada, à literatura santa-mariense.
Está mais que na hora da Câmara publicar os livros em formato digital também, e disponibilizá-los em seu site institucional.