Arquivo

Fim da reeleição. Não se abale com juras em contrário. Proposta passa, se vier reforma

Está certo que é oportunismo. Reconheço. Mas chego a torcer para que não seja aprovada a reforma política, exceto a questão da fidelidade partidária – que acabará vindo, nem que seja por força da interpretação do Tribunal Superior Eleitoral, que tende a ser sufragada pelo Supremo Tribunal Federal.

 

Por quê? Simples, os partidos principais, PMDB e PSDB e o próprio PT, por orientação de Luiz Inácio Lula da Silva (que não diz em público, mas é favorável em privado) acabarão instituindo o fim da reeleição e ampliando o mandato presidencial de quatro para cinco anos.

 

Já disse e escrevi que isso é o mais puro oportunismo. O mesmo que presidiu a instituição da reeleição, em 1997, para beneficiar Fernando Henrique Cardoso. E que agora não serve mais nem aos adeptos de FH, divididos entre José Serra e Aécio Neves (se bem que esse pode se mandar para o PMDB, para se candidatar) para concorrer à sucessão de Lula. E também não interessa ao atual presidente, que não quer enfrentar, em 2015, um candidato à reeleição.

 

Como se pode perceber, os interesses, para utilizar um termo da moda, são pra lá de “republicanos”. Uma vergonha. Contra a qual, aqui do meu canto, ouso me rebelar. Eu gosto da reeleição e do mandato de quatro anos. Mas isso é o que menos importa.

 

O que interessa, de fato, é que precisamos de legislações tão permanentes quanto deve ser a democracia. Ainda estamos aprendendo. E já vamos mudar. Por quê? Só para atender um que outro interesse menor, por individuais que sejam?

 

Reconheço, porém, que torna-se cada dia mais inevitável. Que pena. Pena mesmo.

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira a nota “PMDB: Maioria já está contra a reeleição”, publicada na coluna Informe JB, do Jornal do Brasil, editada por Tales Faria e reproduzida no Blog dos Blogs.
Para saber mais sobre o que penso acerca do fim da reeleição e do aumento do mandato presidencial de quatro para cinco anos, clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo