DestaqueTurismo

EVENTO. Brique da Vila Belga retomado com mais de 200 expositores e um grande número de visitantes

Com todos os protocolos sanitários, evento retornou após quase dois anos

Muita gente foi na tarde de domingo ao Brique da Vila Belga, que retornou após quase dois anos (foto João Alves/Prefeitura)

Por Diniana Rubin e Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Depois de quase dois anos sem uma edição, o Brique da Vila Belga teve a sua retomada na tarde deste domingo (17), com apoio da Prefeitura de Santa Maria. Das 15h às 19h, mais de 200 expositores participaram do evento na Vila Belga, que reuniu grande público. O Brique seguiu todas as diretrizes dos decretos Estadual e Municipal em combate à propagação do coronavírus.

Para o vice-prefeito Rodrigo Decimo, a retomada do Brique vai além de mais uma opção na agenda cultural de Santa Maria, pois integra etapas do Distrito Criativo, que tem como objetivo revitalizar o Centro Histórico e a Mancha Ferroviária do Município. 

“O retorno do Brique da Vila Belga é muito bem-vindo neste momento em que estamos avançando com a criação do Distrito Criativo. A economia criativa pulsa no Brique e é disso que precisamos para consolidar ainda mais as iniciativas criativas, culturais e intelectuais, neste território”, ressalta Decimo, que acompanhou a atividade.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, também presente no Brique, destaca a importância da valorização de um espaço importante e histórico de Santa Maria, que reforça a ideia de uma cidade feita por e para as pessoas, que é o foco de quando pensamos no Distrito Criativo. Ela avalia que é muito bom ver o evento de volta, dando vida e movimentado às pequenas ruas da Vila Belga, com mais de 200 expositores, gerando trabalho, renda, turismo e arte. 

“O Brique é uma vitrine cultural que expõe as singularidades da cidade inteira neste pequeno território. Dá oportunidade a ideias que se transformam em negócios, gerando valor agregado ao evento e à toda a cadeia produtiva que envolve os produtos e serviços expostos”, comenta a titular de Cultura.

Já a presidente da Associação de Moradores da Vila Belga, Myrna Floresta, diz que o retorno do Brique traz alegria a todos, sejam expositores ou visitantes, pois é uma forma de ocasionar o encontro entre as pessoas, mesmo com as restrições necessárias em prevenção à Covid-19. 

“A gente vê o resultado positivo com o público que compareceu para prestigiar o Brique. Esta retomada é importante, pois incentiva as pessoas, os pequenos negócios. Sem falar neste momento de encontro e trocas entre as pessoas, mesmo com as restrições de máscara e distanciamento. Estamos trabalhando para realizarmos as edições de novembro e dezembro também e, se tudo der certo, nos próximos meses estaremos aqui”, assinala Myrna.

INFRAESTRUTURA
Durante a semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, atuou na Vila Belga, no Bairro Centro, um dos principais pontos turísticos e patrimônio histórico de Santa Maria. O serviço foi de reparos e melhorias no local.

As ações ocorreram nas ruas do quadrante entre a Avenida Rio Branco e Rua André Marques, e entre as ruas Manoel Ribas e Treze de Maio. As equipes da pasta realizaram os serviços de raspagem de meios-fios, limpeza nas vias, e a troca e colocação de lâmpadas. Ainda, na quarta-feira (13), foi realizado o SERVIÇO de recolocação de paralelepipedos na Rua Manoel Ribas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo