CulturaSanta Maria

AGENDA. 45ª Feira do Livro, Bate-papo sobre mulher negra e racismo, curso, aula experimental e bem mais

Por KAREN BORBA, com imagem de Reprodução, Especial para o Site

Confira aqui um pouco das atividades que ocorrem na cidade para a comunidade santa-mariense. Eventos, cursos e oficinas estão entre a programação que pode ser conferida aqui todas as terças-feiras e sextas.

Bate-papo sobre a mulher negra e o racismo no mercado de trabalho

Nesta sexta-feira, 27. ocorre o bate-papo sobre “A mulher negra e o racismo no mercado de trabalho”, às 20h, no Espaço 42 (Rua Coronel Niederauer, 1271). Estarão presentes no debate a professora de Filosofia da UFSM Analu Oliveira, a estudante do curso de Ciências Biológicas e integrante do coletivo Juventude Negra Feminina de Santa Maria (JuNF), produtora e apresentadora no programa de rádio Protagonismo Negro Leandra da Silva Cunha e a estudante de Psicologia e também integrante da JuNF Alice Carvalho. O evento será uma roda de conversa, onde todos os podem interagir e participar do bate-papo juntos com as convidadas. A entrada é franca.

Curso de Pesquisa, Produção Textual e Metodologias

O Centro de Estudos e Pesquisas em Direito & Internet – CEPEDI/UFSM oferece nesta sexta-feira, 27, o I Curso de Pesquisa, Produção Textual e Metodologias. O evento tem por objetivo apresentar dicas, características e formalidades sobre pesquisa jurídica e as metodologias científicas. As atividades acontecem a partir das 14h, na sala do Tribunal do Júri do Prédio da Antiga Reitoria/CCSH. As inscrições podem ser realizadas por meio do link disponibilizado no evento do Facebook. O curso é aberto à comunidade acadêmica em geral.

Aulão: Como evitar a ansiedade e a falta de atenção?

Estratégias para melhorar a atenção e a memorização e para controlar a ansiedade serão apresentadas nesta sexta-feira, 27, durante o “Aulão: Como evitar a ansiedade e a falta de atenção?”.  A atividade promovida pela Práxis – Educação Popular acontece hoje, às 20h, na Antiga Reitoria da UFSM. O professor Fabrício Dutra vai ministrar o aulão e dar dicas para minimizar esses problemas. A entrada é franca

Último dia para conhecer a ABAV: Panoramas

Nesta sexta-feira, 27, é o último dia para visitar a exposição ABAV: Panoramas. Ao todo, 37 artistas expõem obras como escultura, gravura, pintura, fotografia, vídeo-arte, entre outras linguagens. Com curadoria de Stéfani Agostini, a exposição pode ser conferida no Museu de Arte de Santa Maria (Av. Presidente Vargas, 1400). A entrada é franca.

Cerimônia de abertura da Feira é neste sábado, 10h. Ultimos preparativos acontecem na Praça Saldanha Marinho (foto João Alves/AIPM)

Começa a Feira do Livro de Santa Maria

Neste sábado, 28, às 19h, acontece a cerimônia de abertura da 45º Feira do Livro de Santa Maria. Na ocasião estarão presentes o patrono Valter Antonio Noal Filho e a professora homenageada Maribel Dal Bem. À noite ocorre a primeira sessão do Livro Livre, às 19h, com a jornalista e escritora Daniela Arbex. A feira literária ocorre de 28 de abril a 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho, das 12h30min às 20h30min, exceto aos sábados, quando a programação começa às 10h.

Aula experimental gratuita neste sábado

Neste sábado, 28, o Senac Santa Maria vai oferecer uma aula experimental gratuita do curso “Técnicas Básicas do Serviço de Recepcionista”. A atividade ocorrerá na sede do Senac Santa Maria (R. Prof. Braga, 60), das 8h ao meio dia. O curso completo visa qualificar profissionais da área para o mercado de trabalho. Ao todo, as aulas somam carga horária de 40h, e o valor é de R$ 390, com desconto de 10% para pagamento à vista ou com 15% para compra com cartão de crédito online, com a utilização de cupom disponibilizado no site do Senac. As inscrições podem ser realizadas pelo portal senacrs.com.br/santamaria. Mais informações pelos telefones (55) 3225-2121 ou 3225-2295.

Musical Pandorga da Lua na Feira

No domingo, 29, o Musical Pandorga da Lua será apresentado durante a Feira do Livro de Santa Maria. O musical infantil acontece às 15h30min, na Praça Saldanha Marinho, e tem as composições inspiradas em ritmos da música regional do Rio Grande do Sul. As canções são executadas e interpretadas por Ricardo Freire. Na segunda –feira, o musical também se apresenta na Praça, desta vez às 14h30min. A entrada é franca.

Inscrições para a 13ª Feira de Oportunidades do Senac

Ainda estão abertas as inscrições para a 13ª Feira de Oportunidades do Senac, que ocorre de 7 a 12 de maio. O evento conta com diversas atividades, entre cursos, palestras e oficinas. A inscrição é gratuita, mas serão aceitas doações de 1kg de alimento não perecível. As atividades serão realizadas na sede do Senac Santa Maria, na Rua Professor Braga, 60, Bairro Centro. Mais informações pelo (55) 3225-2121.

Últimos dias da exposição de Instrumentos Musicais na UFN

Segunda-feira, 30, é o último dia para visitar a exposição Instrumentos Musicais, da Universidade Franciscana (UFN). A mostra, localizada no hall do prédio 7 da instituição (Rua dos Andradas, 1.614), apresenta instrumentos que integram os acervos do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas, do Museu Vicente Palotti e de particulares. O público pode conferir, gratuitamente, as obras de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h. Mais informações pelo telefone (55) 3220-1200.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo