Arquivo

Guerra Civil. Indulto leva 11 mil detentos para as ruas. E continuam os ataques aos ônibus

De um lado, dois ônibus incendiados. De outro, 11 mil detentos a caminho de casa. No primeiro caso, novos ataques, feitos na noite desta quarta-feira, somando 47, nas últimas 48 horas. No segundo, a grande preocupação das autoridades policiais e políticas, diante da decisão do Judiciário que não aceitou o pedido do Ministério Público – que pretendia impedir o tradicional “indulto do dia dos pais”, benefício que permite a detentos de bom comportamento passar alguns dias com seus familiares. E, portanto, longe dos presídios.

A grande questão é como enfrentar o crime organizado paulista, dirigido diretamente dos presídios pelo Primeiro Comando da Capital, o PCC. Desde maio, exatamente no final de semana do dia das mães, quando ocorreu a primeira onda de ataques, o número de mortos, muitos deles de agentes de segurança, incluindo policiais civis e militares, são pelo menos 200 mortos e qualquer coisa parecida com 300 ataques contra alvos de Estado ou não.

E há, ainda, a disputa de beleza entre os governos estadual e federal, que impede uma ação coordenada e de fato eficiente contra o crime. Ações, ações mesmo, só defensivas. Como as que aconteceram esta noite mesmo, na capital.

Para dar uma idéia do clima em território paulista (além do desgosto de parte dos desportistas, com a derrota do São Paulo para o Internacional, virtual Campeão da América), leia duas reportagens. Uma, do portal Terra, trata dos confrontos desta noite. Outra, do portal Folha Online, fala do “indulto do dia dos pais” e os temores que ele provoca:

”Violência recomeça com dois ônibus queimados e ameaça de bomba

Dois ônibus foram incendiados início da noite (de quarta) em São Paulo, nos bairros da Casa Verde, na Zona Norte, e Itaquera, Zona Leste. O reinício da onda de violência também foi marcado por uma ameaça de bomba num shopping center da cidade de Suzano, na região metropolitana.

Desde as 19h, o shopping está fechado e o Grupo de Ações Táticas da Polícia Militar está no local. A avenida em frente ao Departamento de Investigações Criminais (Deic) foi interditada por motivos de segurança. De acordo com…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, bem como outras notícias sobre a “guerra civil” paulista, pode fazê-lo acessando a página específica acerca do tema, no Portal Terra, no endereço http://noticias.terra.com.br/brasil/guerraurbana/.



Justiça autoriza saída de presos no Dia dos Pais

A Justiça de São Paulo decidiu permitir a saída de presos do regime semi-aberto Dia dos Pais. Os condenados poderão deixar os presídios na sexta-feira (11) e voltar na segunda-feira (14). Cerca de 11 mil detentos devem ser beneficiados.

O Ministério Público do Estado de São Paulo havia pedido a suspensão do benefício devido à onda de ataques que atingiu São Paulo na segunda-feira e terça. A juíza Isaura Cristina Barreira, no entanto, avaliou que não há provas de que as ações foram realizadas pelos presos do semi-aberto.

Segundo o Tribunal de Justiça, a saída temporária será concedida após avaliação individualizada do caso de cada preso e se forem preenchidos todos os requisitos legais, como bom comportamento, cumprimento de um sexto da pena (condenados primários), e um quarto de pena (condenados reincidentes).

Em sua decisão, a juíza afirma que na segunda-feira nenhum preso do regime semi-aberto estava em liberdade, e isso não impediu a ocorrência dos ataques. Além disso, a presença de celulares nos presídios possibilita a mobilização dos presos, segundo a juíza: “Os meios escusos de comunicação que determinados…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, e outros textos sobre o assunto, pode fazê-lo acessando a página de “Dinheiro” do portal da Folha Online, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo