DestaqueMeio Ambiente

AMBIENTE. Para celebrar o Dia da Arvore, mais de 200 mudas plantadas em 11 locais diferentes da cidade

Confira onde estarão e quais são as árvores entre a terça e esta quarta-feira

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Vice-prefeito e secretário e as primeiras mudas plantadas (foto Alex Caceres/Prefeitura)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou, nesta terça-feira (21), o plantio de 218 mudas de árvores em diversos pontos do Município. A ação celebra o Dia da Árvore e faz parte do projeto Arborização Mais Segura, viabilizado a partir de um termo de cooperação firmado entre o Executivo Municipal e a RGE Sul. A empresa concessionária de energia comprou as mudas utilizadas. O plantio deve se estender até esta quarta-feira (22).

As primeiras árvores foram plantadas durante a tarde, no terreno das Capelas Velatórias, na Avenida Liberdade. O início do trabalho teve a participação do vice-prefeito Rodrigo Decimo e do secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha. Eles colocaram uma das mudas na terra e auxiliaram na instalação da estaca de sustentação. Somente na área junto às Capelas Velatórias são 47 mudas. Também acompanharam o início do plantio o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, da Prefeitura, o engenheiro florestal Luiz Geraldo Cervi, também da Prefeitura, e o coordenador de operações de campo da RGE Sul, Cleber Cristiel Cezar.

“Esse termo de cooperação entre a Prefeitura e a RGE Sul visa a adequação gradativa da arborização urbana, notadamente daquelas plantas que estão em contato com a rede de distribuição de energia e as suas respectivas faixas de segurança. Santa Maria tem muitas espécies inadequadas para a arborização urbana plantadas em vias públicas. Inclusive, várias delas são exóticas, de grande porte e invasoras. Nosso objetivo, junto à RGE, é ter uma arborização adequada, que não prejudique o meio ambiente nem a estrutura de fornecimento de energia”, afirma o secretário Guilherme Rocha. 

Nos últimos dois anos, por iniciativa própria, a Secretaria de Meio Ambiente já plantou mais de 120 árvores nas avenidas Presidente Vargas e Walter Jobim, com o mesmo objetivo, isto é, desenvolver uma arborização adequada nas vias públicas de Santa Maria. 

LOCAIS CONTEMPLADOS PELO PROJETO

Terreno das Capelas Velatórias – 47 mudas – Espécies: pau-ferro (11 mudas), ipê amarelo (9), ipê-roxo (8), ipê-branco (3), corticeira do banhado (8), pitangueira (4), jabuticaba (1), goiabeira serrana (1), gabiroba (1), cerejeira do mato (1)

Canteiro central da Avenida Walter Jobim – 40 mudas  Espécie: ipê-roxo 

Canteiro central da Avenida Liberdade – 15 mudas  Espécie: canafístula 

Canteiro central da Avenida Presidente Vargas – 11 mudas – Espécie: jacarandá

Calçada lateral da Avenida Dois de Novembro – 16 mudas – Espécie: ipê-roxo 

Rua Heitor Campos, próximo à Basílica Nossa Senhora Medianeira – 45 mudas – Espécie: extremosa rosa

Quarteirão em torno da sede da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) – 9 mudas – Espécie: extremosa rosa

Rua do Rosário – 5 mudas – Espécie: escova de garrafa

Praça Tenente João Pedro Menna Barreto, a Praça dos Bombeiros – 14 mudas – Espécies: sibipiruna (7 mudas), ipê-branco (4) e ipê-roxo (3)

Largo da Biblioteca Municipal – 12 mudas – Espécies: ipê-branco (7 mudas), cerejeira do japão rosa (2), cerejeira do japão branca (3)

Museu de Arte de Santa Maria (Masm) – 4 mudas – Espécie: ipê-branco

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo