CIDADE. Local histórico, Vila Belga reconhecida pelo Governo da Bélgica como patrimônio internacional
Comitiva liderada por cônsul belga no Brasil esteve no conjunto habitacional
Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Vila Belga, em Santa Maria, recebeu o Prêmio do Patrimônio Belga no Exterior, conferido pelo Ministério das Relações Exteriores da Bélgica. Na manhã desta quinta-feira (25), ocorreu o descerramento da placa de reconhecimento. Promovida pela Prefeitura de Santa Maria, a cerimônia ocorreu na Rua Manoel Ribas, uma das principais vias do conjunto habitacional.
A placa foi entregue pelo cônsul da Bélgica no Brasil, Thomas Maes, pela cônsul honorária da Bélgica em Porto Alegre, Kátia Pinheiro, e pelo historiador Marc Storms, que foi o responsável por apresentar um estudo sobre a Vila Belga para autoridades do país europeu.
O prêmio é referente a 2016 e faz parte de uma espécie de concurso realizado pelo Serviço Público Federal Belga dos Negócios Estrangeiros e pela Fundação Rei Baudouin. Consulados e embaixadas espalhados pelo mundo foram convidados a apresentar propostas para o certame. Oficialmente, o reconhecimento se deu em 2017, em solenidade realizada em Bruxelas, na presença do príncipe Lorenz da Bélgica, arquiduque da Áustria-Este. Agora, o prêmio chega a Santa Maria, onde foi recebido pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo.
“Nós sabemos que a Vila Belga é o coração de Santa Maria. Recebemos o consulado e, com orgulho, apresentamos a história desse local. É Santa Maria sendo apresentada para o mundo inteiro. Quem não conhece a nossa Vila Belga, tem que conhecer. E não falamos apenas do passado. Nós apontamos as ações que faremos no futuro”, afirmou o prefeito.
Também participaram da cerimônia os secretários municipais Tiago Sanchotene, de Tecnologia da Informação (TI) e Inovação, Orion Ponsi, de Mobilidade Urbana, Gilvan Ribeiro, de Esporte e Lazer, Michele Antonello, de Finanças, e Rose Carneiro, da Cultura, o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Jair Binotto, o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron, o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, a controladora-geral do Município, Carolina Lisowski, os empresários Fernando Zamberlan e Jorge Aita, o bispo anglicano Francisco de Assis da Silva, o coordenador geral do Brique da Vila Belga, Kalu Flores, a presidente da Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga, Myrna Floresta, o assessor parlamentar Paulo Conceição, representante do deputado estadual Valdeci Oliveira, entre outras autoridades. Thomas Maes esteve acompanhado pela esposa, a escritora Karmen Spiljak, e Kátia Pinheiro pelo marido, o advogado Sérgio Juchem.
CAMINHADA PELA VILA BELGA
Os integrantes do consulado da Bélgica e Storms chegaram em Santa Maria na quinta-feira (24), quando, no fim da tarde, fizeram uma caminhada pelo Centro Histórico Ferroviário de Santa Maria. O passeio foi guiado pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo, pela secretária Rose Carneiro e pelos artistas Ricardo Paim e Patrícia Garcia, que interpretaram, na ocasião, personagens típicos do início do século 20, período no qual a Vila Belga foi construída.
Durante a caminhada, o grupo conheceu aspectos da história, da arquitetura e da cultura de Santa Maria. Eles iniciaram a caminhada pela Avenida Rio Branco, passaram por ruas da Vila Belga e chegaram até o prédio da antiga Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. No local, os visitantes foram recepcionados pelo prefeito Pozzobom e por demais secretários em uma edição especial do Brique da Vila Belga. O tradicional evento de Santa Maria foi redimensionado, com um número menor de expositores, para oferecer aos integrantes do consulado uma experiência de como o patrimônio histórico da cidade é utilizado atualmente.
Na recepção, além de degustar alimentos, bebidas e conferir o artesanato produzido pela comunidade, a comitiva conheceu mais sobre o projeto do Distrito Criativo, que pretende impulsionar, de forma sustentável, a economia e a cultura da região do Centro Histórico Ferroviário…”
PARA LER A ÍNTEGRA, E CONFERIR OUTRAS 40 FOTOS, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.